Secretário

  

Antonio Roberto Cesario de Sá

gabinete@sesp.es.gov.br


Roberto Sá é Delegado da Polícia Federal e Tenente-Coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), da Reserva Não-Remunerada.  Natural de Barra do Piraí/RJ, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. É especialista em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública/SP (MLG), com módulo de imersão em Harvard, nos Estados Unidos, e também é pós-graduado em Controle Externo, pela Fundação Getúlio Vargas (MPA Executivo).

Possui certificação do Curso de Sistema de Comando de Incidentes (ICS) níveis 100, 200, 300, 341 e do Centro de Operações de Emergência (EOC), todos da Guarda Costeira dos Estados Unidos, além do Curso de Gerenciamento para Segurança de Grandes Eventos, pela Unidade de Segurança Diplomática do Departamento de Estado Americano. Também integram o currículo do secretário Roberto Sá o Curso de Planejamento Estratégico, pela Academia Nacional de Polícia; além da participação no Programa “O Papel das Políticas Públicas para o Desenvolvimento do País”, fruto de uma parceria entre a Universidade de Stanford e o Insper. Participou ainda do Seminário de Segurança Pública realizado pelo Ministério da Defesa de Israel, em Tel Aviv, Israel, onde os seguintes temas foram abordados: contraterrorismo, inteligência, segurança em eventos e gestão de crises.

Sua carreira policial começou na Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar, em 1983, como cadete. Durante toda sua permanência na PMERJ, Roberto Sá se especializou em diversos cursos, sendo o primeiro colocado no Curso de Operações Especiais (COEsp) do BOPE, onde foi instrutor, e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). Permaneceu na PMERJ até alcançar o posto de Tenente-Coronel, quando deixou a Corporação para ingressar na Polícia Federal.

Em janeiro de 2007, assumiu o cargo de Subsecretário na Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, onde permaneceu até outubro de 2016, quando assumiu a Secretaria de Estado de Segurança, permanecendo até fevereiro de 2018. Também foi professor da Academia Nacional de Polícia Federal, na disciplina Liderança Estratégica.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard