29/05/2017 09h35

Solenidade de lançamento do Projeto Patrulha Mirim da PM

Na manhã desta sexta-feira (26), aconteceu a solenidade de lançamento do novo projeto cívico social da Polícia Militar, a Patrulha Mirim. O objetivo é desenvolver nos alunos a consciência da realidade e de suas potencialidades, criando oportunidades de atuação positiva na sociedade.

As atividades desenvolvidas pelas crianças e pelos adolescentes patrulheiros envolvem noções de patriotismo, civismo, primeiros socorros, prevenção de acidentes, educação ambiental, educação para o trânsito, prevenção de drogas, educação física e defesa pessoal.

Nesta primeira turma, os alunos seguirão um calendário anual de atividades sendo divididos em dois pelotões. O primeiro é formado por alunos com idade de 8 a 10 anos e o segundo pelotão com alunos de 11 a 15 anos.

As atividades da Patrulha Mirim são desenvolvidas no espaço do Caminhando Juntos (CAJUN), localizado no bairro Nova Palestina, em Vitória, e promete transformar a vida de dezenas de crianças e adolescentes. O projeto está sendo realizado graças ao esforço cooperativo entre o Comando Geral da PMES, o Comando de Polícia Metropolitano, o 1° Batalhão, a Prefeitura de Vitória, o Rotary Clube Praia do Canto e o Cajun Nova Palestina.

Os idealizadores e responsáveis pela Patrulha Mirim são os militares do 1º Batalhão sargento Marcilio Suhett do Amaral e os soldados Diana Batista Vieira, Larissa Mello da Silva e Kessye Kellen Barcelos. O projeto foi pensado para ser uma extensão das atividades da Patrulha da Alegria, a fim de formar cidadãos cooperativos que serão o diferencial em suas famílias e comunidades.

O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel José Augusto Picolli, acredita que este projeto será um diferencial na formação das crianças: “A Polícia Militar tem vários projetos com policiais que trabalham voluntariamente para fazer o bem, servir e transmitir valores civis importantes, pois acreditamos que essas crianças possam ser referência de um futuro melhor para nosso país”.

A secretária de Assistência Social da Prefeitura de Vitória, Yohana Kroining, destacou a importância do projeto: “Este é um momento único na construção da vida das crianças, que vão levar valores sociais e éticos para dentro das comunidades, contribuindo para formação de uma sociedade melhor com uma geração mais comprometida com a cidadania”.

Entre os colaboradores do projeto estão: Instituto de Aprendizado Militar do Espírito Santo (IAMES), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEMMAM), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Centro de Formação de Condutores Salomão e Lojas Silvato.

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR
Leidy Mendonça