15/03/2024 11h34 - Atualizado em 15/03/2024 11h35

Sesp se reúne com empresa e entidades de classe para discutir segurança para motoristas de aplicativo

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da subsecretaria de Comando e Inovação, recebeu, nessa quinta-feira (14), representantes da Uber e de entidades representativas dos motoristas de aplicativo para discutir melhorias nas medidas de segurança para a categoria. Participaram representantes do Sindicato dos Trabalhadores por Aplicativo do Estado do Espírito Santo (Sintappes) e da Associação dos Motoristas de Aplicativos do Espírito Santo (Amapes), além de representante dos taxistas de Cariacica.

"O objetivo de reuniões como esta é criar melhores condições de integração com a comunidade de aplicativos de transporte e, assim, aumentar a efetividade do serviço de segurança que o Estado proporciona a esta categoria. A Sesp acredita no diálogo e está de portas abertas para ouvir propostas e trabalhar com as empresas e entidades no avanço das questões relacionadas à segurança", afirmou o subsecretário de Estado de Comando e Inovação, coronel André Có, que conduziu a reunião.

Na oportunidade, as entidades representativas relataram as dificuldades encontradas no dia a dia dos profissionais e sugeriram propostas de novos procedimentos para aumentar a segurança desses trabalhadores. Entre as solicitações, os motoristas sugeriram que a empresa Uber promova melhorias nos recursos de identificação dos passageiros, mais rigidez na segurança para as corridas pagas em dinheiro e a criação de recursos de identificação dos veículos associados à plataforma. 

Para a Sesp, os representantes pediram reforço nas abordagens em blitze e a tipificação específica para ocorrências envolvendo veículos de aplicativo, o que já foi adotado pela Sesp. Na reunião, o subsecretário André Có esclareceu que existe um processo em tramitação para que a Uber compartilhe com a Sesp informações sobre a localização dos motoristas. Esse acesso vai facilitar o envio de viaturas em caso de uma emergência.

"É uma interação entre os recursos tecnológicos já existentes na Sesp e a plataforma Uber, que vai possibilitar integrar as informações da plataforma ao nosso sistema. Esta ainda é uma proposta embrionária, que está em análise de viabilidade, portanto, não temos como estabelecer prazos ou divulgar detalhes. Entretanto, é importante destacar que a Sesp está empenhada em aplicar o uso de tecnologias para coibir crimes contra motoristas de aplicativos e estamos trabalhando bastante para fazer isso o mais rápido possível", destacou. 

Texto: Camila Ferreira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI