13/02/2019 12h51

Sesp recebe representantes do Fórum da Juventude Negra para melhorar atendimento em comunidades

O secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, recebeu, na última terça-feira (12), representantes do Fórum Estadual da Juventude Negra para discutir temas relacionados às políticas de integração dos jovens. A reunião teve como pauta apresentação de propostas, por parte a entidade, que objetivam melhorar o atendimento policial nas comunidades.

O secretário Roberto Sá afirmou que esse tipo de encontro é importante e faz parte dos preceitos do Programa Estado Presente, do governador Renato Casagrande.

“Vou analisar ponto a ponto com a minha equipe. É muito importante que outros grupos também venham até nós, com essa ideia de diálogo. O Estado Presente tem essa integração como base”, disse.

Também participaram do encontro o subsecretário de Integração Institucional da SESP, Guilherme Pacífico, além da delegada Michelle Meira. Segundo Crislayne Zeferino Pereira, coordenadora do Fórum, essa foi a primeira vez em 12 anos que um secretário de Segurança Estadual atendeu a um pedido de reunião exclusivo deles.

“Foi uma reunião histórica. Essa é a primeira vez que somos atendidos, desde 2007, em uma pauta exclusiva do fórum por um secretário de Segurança Pública do Estado. Sempre tinha que ser uma pauta com outras entidades, em conjunto. O governo precisa sentar com os movimentos sociais e construir as estratégias em conjunto. Temos que agradecer ao secretário Roberto Sá por nos receber”, afirmou.

Segundo Sá, as portas da SESP estão abertas para o diálogo com os jovens, que representam o futuro da população. “No que diz respeito a área da segurança, estamos abertos a receber essas propostas. A integração faz parte das nossas intenções. Queremos um ambiente em que a comunidade tenha espaço para dialogar com as polícias” ressaltou o secretário.

As principais pautas apresentadas pelos representantes do Fórum da Juventude Negra foram, segundo a coordenadora, a criação de um canal de diálogo com as forças policiais e pede um setor especializado em crimes de intolerância.

“Ele nos mostrou que está pronto para o diálogo. O índice de morte da juventude negra é alarmante. Nossa principal proposta é a criação do fórum de diálogo, com perspectiva de uma criação de política de segurança comunitária e melhora de relacionamento com as forças policiais na comunidade. Teria participação das forças de segurança e dos gestores públicos. Pedimos também a implementação de um setor de investigações especiais de crimes de racismo, intolerância religiosa, preconceito contra deficientes e intolerância á preferência sexual. Ele nos falou sobre as dificuldades, mas se mostrou disposto a ouvir e dialogar”, explicou.

Atendimento à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SESP)

Victor Muniz 
Tel.: (27) 3636-1572 / 99284-3303
E-mail: comunicasespes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI