09/12/2019 16h05

Sesp realiza visitas técnicas em unidades de Cachoeiro de Itapemirim

O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, realizou visitas técnicas nas unidades das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros no município de Cachoeiro de Itapemirim, na última quinta-feira (5), após participar da reunião de avaliação dos indicadores da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Sul, do programa Estado Presente.

Acompanhado do subsecretário de Gestão Estratégica da Sesp, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, Sá esteve no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) do município onde foi recebido pelo subcomandante de Policiamento Ostensivo do Sul (CPO-Sul), tenente-coronel Gunther, pelo superintendente de Polícia Civil da região, delegado Faustino Antunes, além dos comandantes de batalhões e chefes das delegacias regionais.

O objetivo da reunião foi a apresentação do trabalho conjunto que vem sendo realizado no combate à criminalidade nos 19 municípios integrantes da Risp. O secretário elogiou a atuação das forças policiais na região e destacou os números positivos que foram apresentados, discutindo, ainda, sobre os pontos que podem melhorar.

“Cachoeiro é o município com maior redução de homicídios do Estado. Já são 35% a menos que no mesmo período do ano passado. É um resultado histórico. O melhor dos últimos 23 anos. A redução na região Sul também deve ser destacada. Mas sempre podemos melhorar e temos que sempre buscar os exemplos nas boas práticas”, afirmou Sá.

Outro ponto destacado pelo secretário da Segurança Pública é a integração entre as forças policiais e os atores locais, como prefeituras e sociedade civil. Representantes do poder municipal estavam na reunião e receberam os agradecimentos pela participação importante na confecção de ações conjuntas e mais eficientes.

“Quero parabenizar a todos pelo trabalho. Temos que agradecer a presença de todas as entidades e essa parceria com o município e o fato dele ter preocupação com a segurança é moderno e necessário. A sociedade como um todo deve participar e tem papel importante nessa ideia de segurança comunitária. Esse conjunto faz com que nos aproximemos de conceitos atuais. Aqui temos uma integração muito grande entre as forças policiais e é muito bom ver que todos se preocupam com o problema. Temos que fazer o diagnóstico e tentar resolver em conjunto, fazendo análise de comportamento do crime”, destacou.

Após o término da reunião, na parte da tarde, Roberto Sá e o subsecretário Souza Reis visitaram as unidades das forças de segurança. A primeira foi a sede do Ciodes Sul e do CPO-Sul, que funcionam na mesma edificação. Em seguida, os destinos foram o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, a sede da Delegacia Regional de Cachoeiro, as instalações do Serviço Médico Legal (SML) e, por fim, o 9º Batalhão da PM.

Assessoria de Comunicação da SESP

Atendimento à Imprensa