08/11/2019 17h28

Sesp realiza visitas técnicas a unidades em Pinheiros, Boa Esperança e Nova Venécia

O secretário Roberto Sá e o subsecretário Souza Reis ainda participaram de uma reunião integrada do Programa Estado Presente na região

O secretário da Segurança Pública do Estado, Roberto Sá, realizou visitas técnicas às unidades da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, nos municípios de Pinheiros, Boa Esperança e Nova Venécia, na Região Noroeste do Espírito Santo. Ele foi acompanhado pelo subsecretário de Gestão Estratégica da Sesp, coronel Antonio Marcos de Souza Reis.

Sá e Souza reis chegaram a Pinheiros por volta das 15h30 de terça-feira (5) onde foram recebidos pelo tenente-coronel Dal Col, comandante do 2º Batalhão da PM, o capitão Rangel, chefe da 2ª Companhia do 2º BPM. Também estavam presentes o delegado Douglas Sperandio, titular da Delegacia Regional de Nova Venécia, e o delegado Leonardo Ávila, além do vice-prefeito do município, Paulo Jovane.

Inicialmente eles foram conhecer a estrutura da 2ª Cia, onde o secretário acompanhou os trabalhos realizados pelos militares e discutiu possíveis melhorias no local. Depois, o destino foi a Delegacia de Pinheiros, com boa estrutura, onde Sá conversou com os investigadores e parabenizou pelo trabalho realizado na região.

Em seguida, o local visitado foi a Delegacia de Boa Esperança, onde Sá foi recebido pelos policiais que atuam na unidade. O investigador Sandes teceu elogios à presença do secretário. “É a primeira vez que um secretário da Segurança vem até a nossa unidade. Acho importante conhecer de perto o que estamos fazendo e onde trabalhamos”, disse.

No dia seguinte, secretário e subsecretário participaram de uma reunião da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Noroeste. O local apresenta redução de homicídios em relação ao ano passado, dentro do monitoramento do Programa Estado Presente. Roberto Sá fez questão de agradecer às forças policiais presentes pela dedicação.

“Quanto mais pudermos qualificar esse diálogo e deixar claro que estamos sabendo o que está acontecendo, mostramos que a polícia não é o único ator de segurança pública. Temos que ter uma divisão de responsabilidades, uma matriz. O programa Estado Presente busca isso. Temos que ter método. É importante a participação de todos os atores para combatermos o problema. Traçar estratégias. É a gestão por resultado. Vim até a região para conhecer as unidades policiais e os municípios de Nova Venécia, Pinheiros e Boa Esperança. Temos policiais dedicados e que, tenho certeza, estão fazendo um grande trabalho”, ressaltou.

Durante a reunião foram discutidas as boas práticas contra a criminalidade na região, adotadas tanto por Polícia Civil, quando por Polícia Militar, em uma troca de informações que refletem as diretrizes do Estado Presente. O superintendente de Polícia Civil da Regional Noroeste, delegado Landulpho Lintz, destacou a importância da visita do secretário Roberto Sá.

“Ter o nosso comandante perto, conferindo in loco como é o nosso trabalho, só nos motiva a cada dia mais. É excelente essa disposição do secretário em viajar uma grande distância, da Capital até aqui, para nos prestigiar e realizar essa troca de experiências”, disse.

O comandante do Comando de Policiamento Ostensivo do Noroeste (CPO-Noroeste) da PM, Coronel Edmilson Santos, foi quem conduziu a reunião e também destacou o trabalho realizado em conjunto, pelas forças policiais, para redução do crime nos municípios da região.

“Estamos sempre em contato com todos os atores, na busca por um trabalho de excelência e para identificar e prender os criminosos que tiram a paz da população. Como o secretário pode observar, atuando em conjunto”, afirmou.

Após a reunião, Roberto Sá e Souza Reis visitaram ainda a Delegacia Regional de Nova Venécia e a Companhia do Corpo de Bombeiros do município. Segundo o secretário da Segurança Pública, há intenção de expandir o atendimento das unidades na região.

“Estamos com o projeto de instalar o plantão 24 horas na delegacia de Nova Venécia, após a conclusão do concurso, com a formação de novos policiais, além de criar bases avançadas do Corpo de Bombeiros na região, para aumentar o alcance e diminuir o tempo de resposta a ocorrências”, finalizou Sá.

Assessoria de Comunicação da SESP

Atendimento à Imprensa