12/11/2019 14h10

Sesp realiza solenidade de entrega de drones para as polícias Militar e Civil

Os equipamentos possuem tecnologia com câmera térmica, sistema de som que permite comandos de voz, além de holofote para iluminação de áreas

A Secretaria da Segurança Pública do Estado (Sesp) realizou, na manhã desta terça-feira (12), na sede do 6º Batalhão da Polícia Militar, na Serra, uma solenidade de entrega de três drones, doados pela mineradora Vale, para as polícias Militar e Civil. Os equipamentos serão utilizados pelo próprio 6º BPM, pelo Batalhão Ambiental da PM, além da Delegacia Regional de Aracruz.

A doação faz parte de um termo de cooperação técnica da Vale com a Sesp, assinado há cerca de dois anos. Além de parceria em eventos, a empresa também doou um drone para o Corpo de Bombeiros no ano passado. Os aparelhos dispõem de tecnologia avançada, que poderá ser usada em operações diversas pelas instituições.

Os drones possuem câmera térmica, holofotes e um sistema de som que permite emitir comandos de voz diretamente do rádio. Com a nova ferramenta, é possível reduzir a exposição dos profissionais de segurança em rondas, inclusive no período noturno. Os aparelhos têm, ainda, alcance de cinco quilômetros de distância, 500 metros de altura, e são considerados compactos, pesando cerca de 900 gramas e com 32,2 centímetros de comprimento.

O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, falou sobre o apreço que tem pela tecnologia  na área policial. “Uma doação como essas a gente sempre recebe de bom grado. Os drones possuem uma tecnologia interessante, com câmera térmica e qualidade de imagem alta, e serão uma boa aquisição. Vou pedir relatórios de uso desses aparelhos, para que possamos fazer um diagnóstico da melhor utilização”, afirmou.

A delegada Superintendente Regional do Norte da Polícia Civil, Andreia Maria Pereira, também agradeceu a doação e destacou o fato de um deles ter sido enviado para o interior do Espírito Santo. “Vai ser importante para auxiliar na nossa região. É bom receber um equipamento excelente como esse na nossa região e, agora, vamos buscar o treinamento dos nossos policiais para que ele possa ser usado”, destacou.

O coronel Márcio Sartório, comandante do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPO-M) da PM, afirmou que os dois drones destinados à Corporação vão agregar ainda mais ao trabalho efetivo dos policiais que atuam nas ruas contra a criminalidade.

“A gente tem um índice de letalidade de policiais baixíssimo, pois nossa tropa tem um excelente treinamento e atua de forma técnica. Mas os criminosos estão mais ousados e partindo para o confronto, com armas de grosso calibre. Então esse equipamento pode nos ajudar a preservar ainda mais a integridade dos nossos militares que estão nas ruas combatendo o crime”, concluiu Sartório.

Assessoria de Comunicação da SESP

Atendimento à Imprensa