27/05/2022 14h34 - Atualizado em 27/05/2022 15h39

Sesp realiza mais uma edição do Fórum Comunitário Integrado em Cachoeiro de Itapemirim

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Gerência de Integração Comunitária e Institucional (GICI), em parceria com a Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), realizou mais uma edição do Fórum Comunitário Integrado, desta vez no bairro Village, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento aconteceu na noite dessa quinta-feira (26), e integra uma política pública que tem como objetivo aproximar os cidadãos do poder público.

Conforme preconizado pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, a proposta é criar um vínculo entre sociedade civil e as autoridades locais, promovendo a melhoria das ações nas áreas de segurança e assistência social da região.

Cerca de 100 pessoas participaram do encontro, incluindo representantes das instituições de Segurança Pública, do poder público municipal e da sociedade civil. No evento, foram abordados assuntos como a importância da utilização do Disque-Denúncia 181 para o combate à criminalidade e à violência; e as ações de combate à violência contra a mulher, especialmente o Programa “Homem que é Homem”.

Também foram destacados o projeto “Prevenção Juntos”, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), que visa à conscientização da população, por meio de palestras de primeiros socorros e combate a incêndios; o sistema de Ouvidoria da Sesp, disponível para a população opinar, criticar, sugerir, denunciar e elogiar as atividades da Secretaria, bem como das instituições de segurança vinculadas; e o Plano de Segurança Rural, lançado pelo Governo do Estado, que integra uma série de ações com o objetivo de aumentar a proteção à população do campo.

A reunião foi realizada na obra social Vill’agindo para Ser Feliz e contou com a participação do secretário de Segurança de Cachoeiro de Itapemirim, Francisco Inácio Daróz; do delegado da Polícia Civil, Rômulo Carvalho; representante da Polícia Militar, capitão Rodir; representante do Corpo de Bombeiros Militar, tenente Peçanha; de representantes do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) da região e do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD); lideranças comunitárias locais, além de servidores da equipe da Gerência de Integração Comunitária e Institucional da Sesp.

O Fórum Comunitário Integrado é patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como principal objetivo incentivar a participação da comunidade local na discussão e na busca da segurança pública em comunidades com alto índice de vulnerabilidade social, proporcionando a interação dos moradores com as instituições governamentais estaduais e municipais. Ainda neste ano estão previstos novos encontros, nos municípios de Colatina, Linhares, Guarapari e São Mateus.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação da Sesp