27/11/2023 09h28 - Atualizado em 27/11/2023 09h29

Sesp promove workshop sobre integração nas ações de segurança pública

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Subsecretaria de Comando e Inovação (SCI), realizou, na última segunda-feira (20), um workshop sobre integração na segurança pública. O encontrou ocorreu no auditório da Petrobrás, em Vitória, e reuniu representantes da Sesp, da Secretaria do Governo (SEG), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Presidente Kennedy, Anchieta e Santa Maria de Jetibá.

Com o tema “A importância da Integração Operacional e Tecnológica nas Ações de Segurança Pública”, o encontro visou promover uma discussão aprofundada acerca do papel da integração operacional e tecnológica na melhoria da eficiência e eficácia das operações na área de segurança pública no Estado do Espírito Santo.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, fez a abertura do evento contextualizando as ações da Sesp para a integração tecnológica e operacional na segurança pública. "Temos vivido um momento de mudanças na Segurança Pública e integrar as corporações é imprescindível para que continuemos realizando um trabalho que traz benefícios para a população capixaba. Este evento é a demonstração de que segurança pública se faz com integração e tecnologia", destacou.

Em seguida, o subsecretário de Estado de Comando e Inovação da Sesp, Cel BM RR André Có Silva, falou sobre a implementação do Centro Integrado de Defesa Social, que integra o programa Espírito Santo Mais Inteligente. “As atividades de segurança pública são, invariavelmente, complexas. Para equacionar questões dessa natureza, necessitamos aglutinar nossos recursos operacionais e tecnológicos, de modo inteligente, sejam eles estaduais ou municipais. Este encontro teve o objetivo de entender e encontrar formas de melhorar nossas integrações”, disse.

O evento contou ainda com dois painéis que debateram formas diversas de integração na segurança pública. O primeiro teve como tema a “Integração Tecnológica na área da Segurança Pública” e foi moderado pelo coordenador de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da SEG, Victor Murad Filho. O segundo tratou da “Integração Operacional das Instituições de Segurança Pública” e foi moderado pelo subsecretário Andre Có.

Assessoria de Comunicação da Sesp

Victor Muniz