29/09/2023 14h41

Sesp participa de reunião nacional para debater resultados da Operação Shamar

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) participou, nessa terça-feira (26) e nesta quarta-feira (27), do debriefing-geral da Operação Shamar, realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília. O objetivo da reunião foi avaliar os resultados da operação que teve como foco combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Os estados puderam compartilhar as boas práticas nas unidades federativas, além de sugerir mudanças para melhorar as próximas operações. O Estado do Espirito Santo foi representado pelo gerente de Operações Integradas da Sesp e coordenador da Operação no Estado, coronel Sebastião Biato Filho, e pela titular da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), delegada Cláudia Dematté.

Foi uma oportunidade de apresentar os bons resultados alcançados no Espírito Santo, principalmente no atendimento de mais de 24 mil pessoas, que foram orientadas por meio de distribuição de materiais informativos e palestras que foram realizadas em escolas, empresas e vias públicas.

Em Brasília, o coronel Biato destacou em sua fala que a união de forças no Estado tem feito a diferença, permitindo que as operações sejam exitosas. “A ação integrou as Polícias Civil e Militar do Espírito Santo, e ressalto aqui a importância dos operadores de segurança, por sua dedicação e comprometimento. Certamente, nas próximas edições, o planejamento vai ser refinado para minimizar ainda mais a possiblidade do feminicídio e da violência doméstica e familiar contra mulheres em nosso Estado", afirmou.

A delegada Claudia Dematté explicou que a Polícia Civil do Espírito Santo envidou todos os esforços, de forma integrada com a Polícia Militar, na realização de ações conjuntas de prevenção e repressão visando ao enfretamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado do Espírito Santo, sendo realizadas ações itinerantes com a Delegacia Móvel (Ônibus da Polícia Civil) em dez Municípios, entre outras ações.

“A participação no Debriefing se faz de extrema importância para a apresentação desses resultados do Estado em âmbito nacional, bem como para o intercâmbio de boas práticas entre os Estados, visando ao enfretamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e o desenvolvimento de Políticas Públicas em âmbito nacional."

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação da Sesp