17/03/2020 19h25

Sesp participa de reunião integrada do monitoramento de violência em Cariacica

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, participou, na tarde dessa terça-feira (17), da reunião estratégica do monitoramento da violência na Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) de Cariacica, realizada no auditório do 7° Batalhão da Polícia Militar (BPM).

O objetivo foi o acompanhamento dos dados do município, que demonstrou alteração nos meses de fevereiro e março até o momento, para diagnóstico do problema, além da definição de um plano de ação das forças policiais.

“Quando a situação sai da normalidade, o gestor tem que manifestar apoio. Temos que saber o que está acontecendo e o que podemos fazer para melhorar o cenário. Ano passados tivemos exemplo de sucesso. Segurança Pública não se trata só com polícia, mas o peso fica nas nossas costas pela cultura da sociedade. Temos sempre que avaliar e adaptar nossas metodologias. Essa é uma medida de suporte”, destacou Roberto Sá.

A reunião também contou com a participação dos subsecretários de Estado de Integração Institucional, Guilherme Pacífico, e de Gestão Estratégica, o coronel Antônio Marcos de Souza Reis, além do delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Eugênio Sartório, que, inclusive, aproveitou o momento para destacar que a ajuda e as soluções são conjuntas.

“Temos que retomar nosso ritmo e tentar encontrar uma forma de fazer as coisas retornarem a uma tranquilidade. Estamos juntos aqui, somando ideias e buscando soluções para reverter esse processo”, afirmou Sartório.

O coordenador do projeto “Em Frente Brasil”, o subsecretário Guilherme Pacífico, destacou a importância das reuniões de planejamento e o monitoramento estatístico, realizados pela Secretaria, que sempre buscam auxiliar os atores locais nos momentos de alteração.

“Temos que reforçar a importância dessas reuniões, que trazem a interação entre todas as forças. A Sesp acompanha de perto e o objetivo da reunião é de encontrarmos as melhores soluções”, disse o subsecretário.

Logo após a abertura da reunião, a major Viviane Saliba, subcomandante do 7° Batalhão da Polícia Militar, iniciou uma apresentação de todo o planejamento de área, no sentido do policiamento ostensivo e preventivo, e fez o diagnóstico da situação atual de Cariacica.

“É importante para nós termos a presença de todos os atores e falarmos quem é quem para discutir as informações qualitativas. No mês de janeiro tivemos um controle e, em fevereiro, acabamos percebendo uma pulverização dos homicídios e alterações em algumas regiões, assim como nessa primeira quinzena de março. Com isso, estamos buscando alternativas melhores para agir e evitar que o crime atue”, explicou a major.

O delegado Eduardo Khaddour, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica, destacou que o maior problema do município, atualmente, são as disputas do tráfico de drogas.

“Em Cariacica, temos homicídios espalhados em todo o território e algumas localidades específicas um pouco mais violentas. Quase 90% deles são relacionados ao tráfico de drogas. Sempre temos operações em andamento e buscamos identificar esses alvos para retirar de circulação”, concluiu o delegado Khaddour.

Assessoria de Comunicação da SESP
Victor Muniz