14/12/2023 17h07

SESP participa de feira internacional sobre segurança e defesa na Colômbia

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) marcou presença na Feira Internacional de Defesa e Segurança, Expodefensa 2023, realizada de 05 a 07 de dezembro, em Bogotá, Capital da Colômbia. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, visitou o evento a convite do Ministério da Defesa da Colômbia.

Reunindo mais de 200 empresas especializadas em segurança, a Expodefensa 2023 foi uma oportunidade para troca de informações e conhecimento, apresentação de inovações tecnológicas e contato com sistemas de defesa e prevenção utilizados em outros países. A participação da Sesp em eventos como este faz parte do processo de modernização e inovação da Segurança Pública do Espírito Santo, em andamento.

“Eventos internacionais, como esse, servem para que possamos identificar o nível de maturidade em que nossas Polícias e o Corpo de Bombeiros se encontram. Nesse ponto, nos enche de orgulho perceber que todo o investimento feito pelo nosso governador Renato Casagrande nos permite estar muito bem colocados no ranking mundial, como referência positiva em equipamentos, armamentos, infraestrutura e tecnologia”, afirmou o secretário Alexandre Ramalho.

O secretário destacou que conhecer o que há de mais avançado no mundo amplia as possibilidades de inovação, que se traduzem em eficiência no trabalho das polícias do Espírito Santo. Este intercâmbio tem trazido resultados positivos para o Estado.

“Por exemplo, no passado, quando participávamos de uma feira como essa, ficávamos encantados com as pistolas da marca Glock, comprovadamente uma das melhores armas do mundo. Hoje, todos os nossos policiais portam este armamento em suas atividades operacionais. Em termos de investimentos, nossas corporações estaduais estão muito bem, sendo importante sempre reconhecer esse olhar e sensibilidade do nosso governador nas questões da segurança pública”, afirmou Ramalho.

Na Expodefensa 2023, o objetivo foi conhecer ferramentas de inteligência e tecnologia, trazendo o que há de mais moderno para o Espírito Santo. Foi possível conferir, de perto, sistemas que integram ferramentas dentro de uma rede tecnológica, uma pesquisa importante para a operacionalização do Centro Integrado de Defesa Social (CIDES), que será construído em Vitória.

O projeto do CIDES faz parte de um convênio com o Banco Mundial e congrega os serviços de atendimento de urgência e emergência no mesmo espaço. O projeto prevê que o espaço reúna, de forma física, Polícia Civil (PCES) e Polícia Militar (PMES) do Espírito Santo, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Guardas Municipais, Secretaria de Justiça (Sejus), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Para tanto, há um intenso trabalho de levantamento de tecnologias de ponta que permitam reunir todos os órgãos num mesmo sistema de tecnologia e comunicação.

Na oportunidade, o secretário Alexandre Ramalho também trocou informações sobre formas diferentes de operacionalizar a segurança pública. Na Colômbia, diferentemente do sistema brasileiro, a polícia é nacional, inserida no organograma do Ministério da Defesa, posicionada lado a lado com as Forças Armadas e atua no que se denomina Polícia de Ciclo Completo, sendo a mesma corporação responsável pela investigação de crimes e pelo policiamento ostensivo. O País também vive problemas seríssimos com relação ao narcotráfico, tendo extensas plantações de coca e diversos laboratórios ilegais de cocaína, que é traficada para todo o mundo, inclusive o Brasil.

“Nesse sentido, a visita à Feira Expodefensa nos permitiu interagir e conhecer a realidade local e nos colocar à disposição dos irmãos colombianos, para que juntos possamos intensificar ainda mais esforços e integração na luta diária contra os traficantes”, frisou Ramalho.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação da Sesp