14/06/2023 15h20 - Atualizado em 14/06/2023 15h25

Sesp participa da primeira reunião de GGIM em Santa Leopoldina

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) esteve presente na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Santa Leopoldina, na região serrana do Espírito Santo. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (14), na Prefeitura do município.

O secretário de Estado em exercício da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante, participou do evento acompanhado do assessor especial Paulo Moraes, da Gerência de Integração Comunitária e Institucional (GICI). “A instalação do GGIM é um instrumento importante para a implementação de ações de segurança no município e para a articulação integrada de ações preventivas. Ações como esta são o exemplo de que o Estado e os municípios têm trabalho conjuntamente para a construção de uma cultura de paz no Espírito Santo”, afirmou Celante.

Também estiveram presentes à reunião do GGIM o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer; o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Leopoldina, vereador Nelson Lichtenheld; o vereador Jefferson Rodrigues; o superintendente de Polícia Regional Serrana, delegado Paulo Rogerio Souza da Silva; o comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), major Cabral; o comandante do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Rodrigues, além de secretários municipais e outras autoridades.

O objetivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal é ser um espaço de   interlocução permanente entre as instituições do sistema de Justiça Criminal e as instâncias promotoras da segurança pública local, sem prejuízo das respectivas autonomias e sem qualquer tipo de subordinação funcional ou política, visando à redução da violência criminal no município e na região.

O GGIM reúne membros de instituições públicas e da sociedade civil organizada para debater e implantar ações de segurança no município. Integra as agências de Segurança e setores da sociedade civil organizada, de modo que permita a todos os representantes opinar e deliberar sobre as questões relacionadas à segurança pública.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal é formado por um colegiado pleno com secretários municipais e autoridades de órgãos estaduais, e de segurança e de Justiça Criminal e Social, como a Sesp e outros segmentos. Municípios interessados em instalar o GGIM podem fazer contato com a equipe da GICI/Sesp, pelos telefones (27) 3636-1566 e 3636-1570.

Texto: Camila Ferreira

Assessoria de Comunicação da Sesp