Sesp participa da Operação Parador 27
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) coordenou a Operação Parador 27, realizada ao longo da semana passada em toda a Grande Vitória. A ação reuniu Polícias Militar (PMES), Civil (PCES) e Rodoviária Federal (PRF), Conselho Tutelar e Guardas Municipais, em ações de combate e conscientização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ao todo, 35 locais receberam as equipes de fiscalização, que averiguaram denúncias de possível exploração sexual de menores e orientaram os responsáveis pelos estabelecimentos quanto às punições previstas para este tipo de crime.
A Operação Parador 27 foi realizada em âmbito nacional, sob a orientação do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No Espírito Santo, as equipes conjuntas atuaram entre os dias 24 e 27 de maio, mapeando e fiscalizando pontos considerados vulneráveis, identificados por meio de levantamentos prévios. Durante as diligências, as equipes também puderam identificar outros pontos de possível exploração sexual de crianças e adolescentes, além de compartilhar informações sobre a identificação desses locais.
“A integração entre diversos órgãos, incluindo os Conselhos Tutelares e Guardas Municipais, é de extrema importância para o desenvolvimento de ações de combate e orientação. O crime de exploração sexual de menores é difícil de flagrar, por isso, ao integrarmos agentes das mais diversas instituições, fortalecemos o trabalho de proteção às crianças e adolescentes”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.
Grande Vitória
As ações foram desenvolvidas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Em Vitória, as equipes percorreram 11 locais, sendo cinco bares e seis hotéis. Em Via Velha, nove estabelecimentos foram fiscalizados, sendo dois quiosques, dois estacionamentos usados por caminhoneiros, duas colônias de pescadores e três restaurantes.
Em Viana, a equipe integrada visitou nove pontos, sendo cinco postos de combustíveis, dois cerimoniais, uma casa de shows e um estabelecimento comercial. No município da Serra, foram fiscalizados cinco casas de prostituição e um bar, e, em Cariacica, as visitas ocorreram em cinco pontos, entre postos de combustíveis e regiões de intenso consumo de entorpecentes.
Durante as buscas, não houve prisões em flagrante. Em Vitória, a equipe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) prendeu um homem de 63 anos, com mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável. Ele já foi encaminhado ao sistema prisional.
Texto: Camila Ferreira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com