25/03/2020 11h45 - Atualizado em 25/03/2020 12h51

Sesp cria grupo de trabalho que irá atuar durante pandemia de Coronavírus

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Sesp) realizou, na manhã dessa terça-feira (24), a reunião do grupo de trabalho (GT) SESP/Covid-19. A agenda contou com a presença do secretário Roberto Sá, que destacou a importância da criação e implantação do grupo, em que todos os atores irão auxiliar na produção de conteúdo relevante na área da segurança pública durante a crise.

A finalidade é reunir todas as informações de interesse a respeito da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e suas consequências na área de segurança pública e de defesa social do Estado do Espírito Santo, auxiliando a Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Governo do Estado, com as informações da área, além de organizar as decisões internas das forças policiais e Corpo de Bombeiros.

“O grupo surge da necessidade de alinhar as informações em um momento de crise. Percebi que havia uma angústia pra publicar atos normativos, regular funcionamento, rotina de trabalho e conheço bem a metodologia de comando de incidentes. Acho que vai nos ajudar na colaboração e identificação de responsabilidades”, explicou Roberto Sá.

A portaria da instituição do GT SESP/COVID-19 foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (25). Servidores das áreas de planejamento logístico, operações, comunicação social, inteligência, assessoria normativa e secretaria executiva integrarão o GT.

O coordenador do grupo de trabalho, o subsecretário de Gestão Estratégica da SESP, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, destacou que as informações produzidas serão fundamentais para as ações que serão desenvolvidas durante a pandemia.

"Nosso papel é dar organização no fluxo de informações que sejam de interesse da cúpula e nos articular com os atores de nível municipal. Vamos dar o fluxo. Temos rotina de informações, produtos e tivemos, inclusive, ação que foi para o campo operacional", destacou Souza Reis.

O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, encerrou a reunião destacando que a divisão de responsabilidades ajuda a amenizar os efeitos de uma crise e serve como preparação para o que está ocorrendo e o que pode vir a acontecer.

"É importante que as instituições enxerguem a relevância desse grupo no trânsito de logística e informações. Temos que fazer a matriz de responsabilidades e nos preparar para algo grave, que não queremos que aconteça, mas precisamos prever", lembrou Sá.

Atendimento à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI