25/03/2022 14h20 - Atualizado em 25/03/2022 14h19

Sesp assina parceria com a Ufes para pesquisa sobre saúde dos profissionais da Segurança Pública

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Gerência de Atenção ao Servidor (GAS) e da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Servidores da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas), firmou uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para a realização de uma pesquisa científica direcionada aos servidores de Segurança Pública capixaba. A assinatura do contrato foi realizada, na manhã dessa quinta-feira (24), na sede da Secretaria, em Vitória

A solenidade contou com a participação do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho; do gerente de Atenção à Servidor da Sesp e mentor do projeto, professor Pedro Ferro; além de representantes de instituições policiais e da própria Ufes. A pesquisa consiste no levantamento e diagnóstico das variáveis que influenciam as condições psicossociais que impactam nos afastamentos por motivo de doença, com ênfase sobre a saúde mental dos servidores e, uma pesquisa-ação técnica estruturada a partir de um estudo de levantamento e de um acompanhamento psicológico, nutricional e cardiológico.

A iniciativa tem como objetivo fomentar ações que visam à preservação e valorização da vida e a segurança no trabalho, buscando garantir e implementar os direitos humanos fundamentais e a dignidade dos profissionais de segurança pública e defesa social no Espírito Santo.  O secretário Alexandre Ramalho destacou a importância da iniciativa.

“Essa discussão em relação à saúde dos nossos policiais tem que ser constante e diária. É um projeto que precisa ser de Estado. Temos que dar o devido suporte aos profissionais que lidam diariamente com todas as dificuldades da segurança pública, principalmente em relação à saúde mental. Fico feliz de termos conseguido evoluir nesse sentido nesta gestão”, afirmou.

Os projetos da Sesp gerenciados em parceria com a Ufes correspondem fazem parte das diretrizes e áreas estratégicas do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 2019-2022, e estão alinhados com a capacitação e valorização profissional, que visa a estabelecer política de recursos humanos das instituições estaduais de segurança pública e defesa social com foco na valorização, no vigor físico, na saúde e na capacitação do seu capital humano.

“A iniciativa  visa a estabelecer política de recursos humanos das instituições estaduais de segurança pública e defesa social com foco na valorização, no vigor físico, na saúde e na capacitação do seu capital humano”, destacou o professor Pedro Ferro.

Os planos também seguem os objetivos e diretrizes do programa federal, eixo de financiamento da Portaria nº 790, de 24 de outubro de 2019 e, além disso, estão em conformidade com a previsão legal contida no Art. 6º e no Art. 25 da Lei 13.675/2018, que cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e institui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) que tem como objetivos estimular e incentivar a elaboração, a execução e o monitoramento de ações nas áreas de valorização profissional, de saúde, de qualidade de vida e de segurança dos servidores que compõem o sistema nacional de segurança pública.

Atendimento à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesp

Victor Muniz

(27) 3636-1572 / 99284-3303

comunicasespes@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI