27/03/2019 14h58

Sesp apresenta programa de combate à violência a gestores municipais

A participação dos municípios é parte fundamental do processo de combate à violência no Estado. Por entender essa importância, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Ricardo Sá, participou como palestrante no Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (Fesmad). O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), no auditório de um hotel na Praia de Camburi, em Vitória.

Sá falou sobre metodologias e estratégias na área da Segurança Pública e destacou a importância de programas inteligentes de combate à violência. O Estado Presente teve um grande peso na vida do secretário para o Espírito Santo, pois o programa sinalizou com a possiblidade de avançar na Segurança Pública, com a expectativa de tentar algo que ainda não foi visto no Brasil.

A participação de todos os setores da sociedade na construção de um ambiente de paz, segundo o secretário, é fundamental para o êxito das políticas de redução da criminalidade. “Se não há abordagem do Estado em todos os setores, a polícia atua para enxugar gelo. Temos que atuar nas causas e condicionantes. Tem que haver um projeto de governo e os esforços serem convergentes para esse projeto", ressaltou.

O secretário afirmou que aceitou o convite para palestrar porque não poderia perder a oportunidade de ter contato com os representantes de todas as partes do Estado. Ele explicou que para que o programa tenha êxito é importante ter ferramentas de gestão e se colocou à disposição dos administradores municipais para em outro momento, falar especificamente sobre liderança e gestão. “Vamos mostrar na prática como ferramentas e metodologia nos ajudam a planejar e executar", destacou.

Para Roberto Sá, a organização e a liderança são dois pontos cruciais para que problemas complexos, como a Segurança Pública, sejam melhorados. "Há um ditado que duas cabeças pensam melhor que uma. Temos exemplos concretos de que, para enfrentar determinadas situações, temos que construir uma comissão multidisciplinar, mas com um líder identificado, metas definidas e cobranças. As coisas vão acontecer. Problemas complexos necessitam de soluções complexas. Precisamos de estratégias", disse.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesp