18/12/2018 19h26

Sesp anuncia Operação Verão 2018/2019

A Operação Verão 2018/2019 vai contar com 1.400 policiais militares atuando diariamente nos balneários do Espírito Santo e reforços nos trabalhos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (18) pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues.

Acompanharam o secretário na coletiva de imprensa, na Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ramalho, o delegado-geral da Polícia Civil, Guilherme Daré, o superintendente de Inteligência e Ações Estratégicas (SIAE) da Polícia Civil, delegado João Calmon, e o diretor de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Có.

A Operação Verão será realizada nos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Anchieta, e Presidente Kennedy. O período de vigência dela será entre o dia 26 de dezembro deste ano e o dia 10 de março de 2019.

Por parte da Polícia Militar, serão empregados diariamente, em média, 1.400 policiais nos balneários. Os locais contarão com um planejamento especial para emprego do policiamento ostensivo ordinário e especializado nos processo a pé, motorizado ou de bicicleta, intensificando os cercos táticos, operações de bloqueio, abordagens a ônibus e a pessoas, blitze de trânsito, patrulhamento tático, entre outros.

Já pela Polícia Civil, haverá reforço dos Plantões das Delegacias Regionais Metropolitanas, Norte, Noroeste, Sul e Serrana.

Os plantões das Delegacias Regionais atuarão em turno de 24 horas, contando com os efetivos ordinários e com o acréscimo de policiais em regime de escala de serviço extra.

O Corpo de Bombeiros já conta com ações para intensificar os trabalhos de prevenção e salvamento aquáticos nos balneários, dando atenção especial aos locais que apresentam maior risco e, consequentemente, maior probabilidade de ocorrências desses acidentes.

São cerca de 50 bombeiros militares, mais de 500 guarda-vidas civis, motos aquáticas, quadriciclos, lanchas entre outros recursos atuando na orla de 14 municípios. A Operação Salvamar dos Bombeiros, cujos trabalhos também fazem parte da Operação Verão, começaram no último dia 2 de dezembro.

O secretário Nylton Rodrigues destacou a importância da operação. “É um esforço que as nossas polícias estão fazendo para trazer tranquilidade aos turistas que nos visitam. Vamos aumentar blitze de trânsito, nossas polícias estarão bem ostensivas”, ressaltou Nylton Rodrigues.

No link abaixo, o detalhamento da Operação 2018/2019 disponível para download.