12/02/2020 18h50 - Atualizado em 12/02/2020 18h55

Sesp abre licitação para elaboração de projeto padrão de unidades de Polícia Técnico-Científica

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) abriu licitação, na modalidade de pregão eletrônico por menor preço, para contratar uma empresa para elaborar o projeto que servirá como base para a construção das unidades padrão de Serviço Regional de Polícia Técnico-Científica, da Polícia Civil do Espírito Santo.

O objetivo é que o Serviço Médico Legal (SML) e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) sejam realizados no mesmo local, facilitando, assim, o atendimento à população. Vale ressaltar que o SML atende casos de mortes suspeitas, enquanto o SVO faz a liberação de corpos de pessoas que vieram a óbito naturalmente.

Além disso, a unidade ainda abrigará os serviços de perícia técnica, fundamentais para elucidação de crimes. A ação faz parte do programa de reestruturação das forças policiais, que vêm recebendo investimentos desde o início da gestão do governador Renato Casagrande.

Com a elaboração do projeto, os espaços de cada serviço, o número de servidores, localização e definição de área de construção, serão padronizados, seja em qual local do Estado for construído, dentro de um espaço plano de 3 mil metros quadrados.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, frisou que a Sesp tem, dentro do planejamento de investimentos, um foco grande na área de polícia técnico-científica. "A gente busca reestruturar nossos serviços de polícia técnica, seja com os SMLs, seja com as unidades de perícia, para que possamos dar melhores condições de trabalho aos policiais e profissionais que atuam na área. Ainda temos o projeto do Centro Integrado de Polícia Técnico-Científica, que irá funcionar em Vitória, dentro do nosso planejamento estratégico", afirmou.

Segundo o subsecretário de Gestão Administrativa da Sesp, Vinícius Teixeira, essa é a primeira vez que haverá modelo pré-definido de construção. "O projeto para unidade padrão servirá para qualquer unidade de Serviço Técnico-Científico que será construída no Estado. Após a conclusão dessa licitação e o projeto ser entregue pela empresa vencedora, não haverá necessidade de se contratar empresas para elaboração de novos projetos em construções posteriores. Vamos usar esse padrão e as obras poderão ocorrer simultaneamente em municípios diferentes, no mesmo contrato", destacou.

O valor estimado do projeto, conforme publicado em Diário Oficial do Estado, é de aproximadamente R$ 268 mil.

Atendimento à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp