05/12/2019 14h20

Seminário marca o Dia do Perito Oficial Criminal no Estado

Nesta quarta-feira (04), o delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, participou da cerimônia de abertura do Vlll Seminário de Perícias Criminais do Espírito Santo. O evento ocorreu no Auditório II da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (Emescam), em Vitória.


José Darcy Arruda afirmou que as investigações policiais e decisões do judiciário são mais precisas e robustas quando fundamentadas na prova material produzida pela Perícia Oficial Criminal. “O trabalho dos peritos oficiais é fundamental à persecução penal e ao mais efetivo combate à impunidade. O seminário realizado na data em que se comemora o Dia Estadual do Perito Oficial é uma louvável iniciativa dessa categoria, e dá mostras de que a Polícia Técnico-científica capixaba atua por vocação, profissionalismo e comprometimento”, destacou.


O seminário teve como tema “A Perícia como Ciência multidisciplinar”. Segundo o titular da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), perito oficial criminal Renato Koscky Júnior, o debate traz à luz a importância das múltiplas disciplinas aplicadas na perícia criminal.


“O Perito Oficial Criminal, por meio de análises e estudos científicos dos vestígios encontrados, tem o compromisso de apresentar a materialização do fato delituoso, a dinâmica dos acontecimentos que o produziram e a indicação de sua autoria. Para isso, utilizam-se dos diversos olhares de diferentes disciplinas”, afirmou o perito.



O Perito Oficial Criminal

O Perito Oficial Criminal (POC), profissional da Polícia Civil (PCES) atua, principalmente, na produção da prova material, com análises e exames científicos realizados no local do delito ou em laboratórios.

Os peritos realizam atividades de grande complexidade técnica, coletam dados e informações necessárias aos exames periciais, emitem laudos e pareceres em todos os assuntos relacionados à perícia, contribuindo para a elucidação de crimes.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br 

Atendimento à Imprensa
Olga Samara - (27) 3636-1536/ (27) 99846-1111
Camila Ferreira - (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI