27/03/2019 12h07 - Atualizado em 27/03/2019 12h08

Secretários de Governo participam de aula magna de Mestrado em Segurança Pública

Os secretários de Estado da Segurança Pública, de Planejamento, de Direitos Humanos e da Educação participaram da aula magna do Mestrado em Segurança Pública da Universidade de Vila Velha (UVV), na noite da última segunda-feira (25).  A palestra inaugural foi ministrada pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Daniel Cerqueira. Ele relacionou casos de violência à economia, além da avalição dos impactos de uma política voltada para todas as áreas, citando como exemplo o programa Estado Presente.

Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, ressaltou a importância da discussão acadêmica em torno do tema: “Qualquer que seja a abordagem, não vai se sustentar se não tivermos um olhar multidisciplinar, com participação dos entes federativos, de âmbito federal, estadual e municipal, além da consciência de que todos devem estar imbuídos do seu papel. Aqui no Espírito Santo, vejo esse comprometimento com o programa Estado Presente, com desenvolvimento do eixo social. A polícia atua na consequência, mas temos que combater as causas”, afirmou.

O secretário de Planejamento, Álvaro Duboc, destacou que todos os fatores devem ser enfrentados, para que a Segurança Pública apresente resultados positivos, não somente na área policial. “Era preciso fazer algo diferente, inovar. O conceito que se buscou com o Estado Presente foi de uma política de transversalidade. A visão era buscar enfrentar os fatores e condicionantes da violência. O mestrado tem essa visão multidisciplinar e isso enriquece o debate”, ressaltou.

A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, disse se sentir feliz pela associação de sua área de atuação com a de Segurança Pública. “Não associar uma coisa à outra é fazer com que tenhamos a exclusão de algumas minorias. Junto ao secretário Roberto Sá eu já tive diversos encontros para discutir as políticas de segurança para garantir total direito a todos que mora no Estado”, relatou.

Já o secretário da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou a importância da educação nas políticas sociais de redução da violência e letalidade. “A educação é fundamental em qualquer área. Quando pensamos em escola e segurança pública, pensamos em um espaço de fomento da cultura de paz. Em um mundo de violência, a escola é um espaço relevante e contribuinte, para evitar que aquele jovem embarque na criminalidade”, destacou.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp