08/06/2018 15h07 - Atualizado em 08/06/2018 15h35

Secretário da Segurança e comandante-geral da PM recebem maior comenda da Polícia Militar de Minas Gerais

O secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, recebeu, nesta sexta-feira (8), em Belo Horizonte (MG), a medalha Alferes Tiradentes, da Polícia Militar do estado mineiro.

“Em 2 de fevereiro de 1988, eu ingressei na Academia da PM de Minas Gerais para iniciar o Curso de Formação de Oficiais - CFO. Fiquei três anos fazendo o CFO e retornei para a PM de nosso Estado”, contou Nylton, que entrou na corporação com 17 anos.

Para o secretário, foi uma grande emoção receber a comenda. “Agora fui a Minas Gerais, como secretário de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo, receber a medalha. A entrega foi feita na Academia da PM de Minas, local em que fiz o CFO e iniciei minha carreira”, ressaltou. Na oportunidade, também foram agraciados com a medalha o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ramalho, e o comandante do 2º Batalhão (Nova Venécia), tenente-coronel Sebastião Aleixo S. Batista.

A Medalha “Alferes Tiradentes” é a mais alta Comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais. Segundo a corporação mineira, ela objetiva distinguir as personalidades militares, civis e instituições que prestam relevantes serviços à corporação nas ações em busca da paz social.

A comenda foi instituída pelo decreto estadual 29.774 de julho de 1989, e é outorgada durante as solenidades de aniversário da Polícia Militar de Minas Gerais, que neste ano comemora os seus 243 anos.

A comenda constitui-se numa reverência a um dos ícones da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

A medalha é confeccionada em tom suave de bege, destacando-se ao fundo a figura do Alferes Tiradentes e uma vista panorâmica de Ouro Preto. Na parte inferior, em uma faixa aberta, está inscrito o ano de 1775, que registra a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, unidade da qual se originou a Polícia Militar mineira.

Informações à imprensa

Assessoria de comunicação da Sesp

Rafael Moura

(27) 3636-1572/98895-0391

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI