30/03/2017 16h27 - Atualizado em 30/03/2017 16h28

Sesp vai capacitar lideranças comunitárias e instituições de segurança para o projeto “Capacitar para Transformar”

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Subsecretaria de Estado de Integração Institucional, criou o projeto “Capacitar para Transformar”, que tem como objetivo criar uma rede integrada de capacitação e transformação social nas políticas de segurança pública entre Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e comunidades.

O curso de capacitação vai acontecer em duas etapas e será ministrado pelos profissionais da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). A primeira etapa será de capacitação das lideranças comunitárias e a segunda será para os agentes de segurança. Serão realizadas cinco oficinas que vão abordar as seguintes temáticas: Policiamento comunitário; Violência de gênero; Desconstrução da imagem do modelo policial tradicional; Políticas públicas de segurança e Prevenção da violência e a participação da sociedade.

Para o secretário de Segurança Pública, André Garcia, integrar a Secretaria de Segurança Pública com a comunidade é fortalecer a redução dos índices de criminalidade e ampliar a participação social, dentro de um processo democrático. “A democracia exige uma atuação policial, em constante sintonia com as demandas da sociedade. Para tanto, esse diálogo com as comunidades é fundamental na construção de políticas de segurança, que tem como foco ações de prevenção, consolidadas em um modelo de polícia cidadã", ressaltou.

De acordo com a subsecretária de Integração Institucional, Gracimeri Gaviorno, é muito importante fazer um realinhamento no planejamento de segurança pública para ampliar o diálogo com as comunidades para estabelecer a prioridade de atuação policial. “Ouvir as comunidades e suas necessidades é muito importante para alinharmos as prioridades técnicas de desenvolvimento e dar respostas aos anseios da população. Ela vai dizer o que ela quer”, pontuou.

O projeto teve início no município de Serra. Na noite desta última quarta-feira (29), ele foi apresentado para os líderes comunitários do município que receberam positivamente a criação do programa e aderiram ao curso.

A gerente da Gerência de Integração Comunitária, Fernanda Braumer, informou que Serra é, hoje, o município que apresenta um número maior de registros de violência e tem a maior população da Grande Vitória e, por isso, será o pioneiro no projeto. Um dos pontos mais importante do curso será a promoção de trocas de experiências entre as lideranças e os agentes de segurança. “Juntos, vamos construir soluções para os problemas vivenciados”, afirmou.

Para participar do curso, as lideranças precisam ter um vínculo ativo com as associações; os conselhos comunitários e disponibilidade de horários. O curso terá início no dia 18 de abril e vai acontecer durante as terças e quintas-feiras, com 20 horas de duração, distribuídas em cinco encontros, com turmas de 35 pessoas, no Centro Comunitário do bairro Eurico Salles. A segunda etapa vai acontecer em maio com os agentes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O próximo município será o de Vila Velha, com agenda, previamente, divulgada.

Informações à imprensa:

Gustavo Tenório