06/12/2019 15h08

Regimento de Polícia Montada da PMES realiza solenidade em comemoração aos seus 27 anos

Para comemorar os seus 27 anos de história, o Regimento de Polícia Montada (RPMont) realizou, na manhã desta sexta-feira (06), a tradicional solenidade de aniversário na sede da Unidade, em Serra. Na oportunidade, policiais militares receberam a Medalha Conganas e também foram prestadas homenagens aos “Amigos do RPMont”.

O cenário do evento ambientou o público presente em meio à rotina do Regimento, ao ser decorado de forma característica, com ornamentações em fenos. A solenidade ainda contou com a apresentação da banda de Música da PMES, que trouxe ainda mais brilho à cerimônia. Vinte pessoas, entre autoridades militares e civis foram agraciados com a “Medalha Conganas”, por prestaram relevantes serviços em prol da unidade. Outras 17 pessoas também foram agraciadas, desta vez com o certificado “Amigo do RPMont”.

A solenidade ainda foi abrilhantada com a presença do lendário e respeitado 1º comandante da cavalaria da PMES, o coronel da reserva Carlo Marx Siqueira Rocha, bem como dos coronéis ex-comandantes, Antônio Carlos Rocha Loureiro, Luiz Sérgio Aurich e o ex-comandante-geral da PM, coronel Carlos Magno da Paz Nogueira, este que doou o primeiro equino, o cavalo 001 da história da Cavalaria, o lendário “Conganas”.

O comandante do Regimento de Polícia Montada, coronel Giuliano Menegatti, exaltou e agradeceu à tropa em todo o seu discurso, pela hombridade e o trabalho primoroso exercido pelos cavaleiros. “Para pertencer tem que gostar e ser fiel. Aqui não existem homens e nem mulheres de conduta questionável, todos possuem conduta ilibada, são profissionais dignos e honrados, que se dedicam ao máximo no que fazem. É sob esse forte pilar que escrevemos 27 anos de história”, discursou.

Um dos pontos altos do dia foi a homenagem especial prestada ao atual comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Eugênio Sartório, “espora dourada” e também ex-comandante do RPMont. De forma singular, pela primeira vez na história da corporação, um ex-comandante da cavalaria chegou ao cargo de comandante-geral, feito este, que ao ser referenciado, causou bastante comoção ao oficial e também aos demais presentes.

Em sua fala, o coronel Sartório contou, emocionado, sua longa trajetória pela Cavalaria, desde que se apresentou na Unidade como aspirante a oficial em 17 de dezembro de 1994. “O Regimento tinha apenas dois anos de idade, ainda estava engatinhando quando cruzei essas portas. Foi o aprendizado de uma vida, de uma história que já completa 25 anos. Sou eternamente grato por fazer parte de tudo isso”, agradeceu.

O secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá, demonstrou o seu reconhecimento e agradecimento àqueles que estão a frente do RPMont e os que executam o policiamento especializado, por todos os resultados já alcançados em suas atuações.

Após as homenagens e discursos das autoridades, o esquadrão desfilou em continência ao comandante-geral da PMES. O próximo evento da Unidade já está marcado para o próximo dia 10, às 10 horas, onde terá a confraternização natalina da Equoterapia.

Legado

No próximo dia 09 dezembro, o Regimento de Polícia Montada da PMES completará 27 anos de existência, uma história de sucesso que se inicia com a promulgação da Lei 4705, de 09 de dezembro de 1992, quando foi criado o 1º Esquadrão de Polícia Montada, o esquadrão Minas Gerais.

A Cavalaria da PM, assim conhecida por todo cidadão capixaba, é sinônimo de mobilidade, flexibilidade e ação de choque, sendo ferramenta indispensável às políticas de segurança pública, capaz de atuar em diversas operações policiais, coibindo a criminalidade e apoiando ações de controle de distúrbios civis.

Além de realizar o policiamento montado diariamente, o RPMont também mantém um importante projeto social chamado Equoterapia, cuja missão é contribuir para o desenvolvimento psicomotor de pessoas portadoras de necessidades especiais. A Equoterapia também foi destaque no Prêmio Inovação na Gestão pública do Espírito Santo (Inoves), demonstrando sua eficácia nas ações sociais desenvolvidas pela Polícia Militar.

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857