17/10/2019 16h29

Presídio Militar da PMES promove Curso de Barbeiro para interno

Uma nova perspectiva de vida. Esta é a oportunidade que o Presídio Militar da PMES está proporcionando para um interno ao capacitá-lo em um Curso de Barbeiro, encerrado nesta quarta-feira (17).

A iniciativa surgiu de um gesto voluntário do capitão BM RR Herasmo Damaceno Santana, militar que presta serviço voluntário de assistência religiosa na unidade prisional, e contou com o apoio do sargento BM RR Valderedo  Zequini, professor e orientador de cabelereiro e barbeiro profissional.

Durante as visitas semanais ao presídio, o capitão BM RR Herasmo percebeu o interesse de um interno que cumpre pena no Presídio Militar, situado no Quartel do Comando-Geral da PMES, e planejou a capacitação com o apoio do sargento BM RR Zequini. Alinhados à visão de ressocialização do chefe da Divisão Corporativa Prisional Militar, tenente-coronel Edson Wander Liquer, foi possível promover o curso nas dependências do presídio.

Durante as aulas, o interno pôde exercitar os ensinamentos adquiridos ao realizar cortes de cabelo no efetivo do sistema prisional. Com a conclusão do curso, o interno passa a atuar em local próprio e adaptado para atendimento da barbearia dentro do presídio, visando atender aos demais internos, empreendendo o trabalho sob sistema de remissão de pena.

Ao promover a capacitação no presídio, o tenente-coronel Liquer vislumbrou a possiblidade de ressocialização para a vida em liberdade: “A implantação da barbearia neste estabelecimento penal com a mão de obra do interno tem a importância da profissionalização deste, na perspectiva de remissão, na apresentação pessoal dos demais presos e quando estiver em liberdade na vida civil”.

Na entrega do certificado de conclusão do curso, o sargento BM RR Zequini destacou a importância da nova oportunidade de trabalho para o interno: “O conhecimento adquirido poderá ser difundido entre outros internos do sistema prisional, permitindo a ressocialização através de uma nova profissão”.

A dedicação do interno durante o curso foi elogiada pelo capitão BM RR Herasmo: “Grandes aprendizados podem ser extraídos de situações hostis. Com a certificação, o interno demonstra a vocação para exercer a função, que se torna uma nova oportunidade profissional”.

Emocionado, o interno capacitado reconheceu a importância da consquista: “Agradeço o empenho dos voluntários que proporcionaram a execução do curso e o apoio dos meus colegas que tanto me ajudaram durante os treinamentos. Com esta nova profissão de barbeiro, acredito que estou mais preparado para o meu retorno à sociedade civil”, finalizou.

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857