24/05/2017 16h46

Policiais civis participam das comemorações do aniversário de Vila Velha

A Polícia Civil marcou presença durante o desfile cívico-militar que comemorou os 482 anos de Vila Velha. As equipes do Grupo de Operações Táticas (GOT) representaram a instituição. A solenidade, em celebração a Colonização do Solo Espírito-Santense aconteceu, na manhã de terça-feira (23), no Parque da Prainha, em Vila Velha.

O evento contou com a presença do governador em Exercício, César Colnago, do prefeito de Vila Velha, Max Filho, do chefe de Polícia, delegado Guilherme Daré, além de secretários estaduais, autoridades do Estado e policiais civis que prestigiaram o evento.

“A Polícia Civil sempre fará questão de prestigiar essa data tão importante para o município de Vila Velha. Eventos como esses são uma oportunidade de interagir com a população que diariamente nos procura. Parabenizo também o delegado José Lopes que sempre se destaca no seu atendimento a sociedade e a sua capacidade de integração com outras instituições”, ressaltou o chefe de Polícia.

O desfile cívico-militar foi aberto pela Marinha, seguida pelo Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A Polícia Civil foi a quinta instituição a desfilar, em seguida veio a Secretaria de Justiça (Sejus), a Guarda Municipal e os Escoteiros.

Antes do desfile, o chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado José Lopes, foi agraciado com a medalha Vasco Fernandes Coutinho, honraria concedida pela Polícia Militar do Espírito Santo para os profissionais que se destacaram em suas funções em defesa da sociedade capixaba.

Medalha Vasco Fernandes Coutinho

A medalha Vasco Fernandes Coutinho foi instituída pela PMES, por meio do Decreto Nº 1.568-E de 26 de dezembro de 1977.  A honraria é conferida a policiais militares cujas ações meritórias ou serviços valiosos reverteram-se em prol da corporação ou de qualquer segmento da sociedade capixaba.

Confere-se também a medalha “Vasco Fernandes Coutinho” a integrantes de outras corporações militares, autoridades civis, eclesiásticas, pessoas jurídicas, órgãos públicos ou autoridades que tenham se destacado na vida pública ou que, por qualquer ato, tenham cooperado ou prestado à Polícia Militar do ES, serviços considerados de excepcional relevância ou, ainda, cujas iniciativas no exercício de suas funções ou atividades profissionais, proporcionaram benefícios à corporação.

A medalha “Vasco Fernandes Coutinho” é conferida na cor “branca” aos militares e na cor “amarela” para os civis. Neste ano foram entregues 33 medalhas, sendo 25 para militares e oito para civis.

Aniversário de Vila Velha

A data 23 de maio marca o dia da chegada dos portugueses na Prainha, no ano de 1935, comandados por Vasco Fernandes Coutinho e que resultou na fundação da povoação de Vila Velha. Vasco Fernandes Coutinho foi o primeiro mandatário da Capitania Hereditária do Espírito Santo, responsável por sua colonização e povoação.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024