Policiais Civis de Linhares promovem palestra sobre prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes
Durante o mês de maio, as equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e da Delegacia Especializada de Proteção à Criança, Adolescente e Idoso (DPCAI), do município de Linhares, realizaram duas palestras em escolas municipais da zona rural de Rio Bananal. Os eventos ocorreram com o apoio de Policiais da Delegacia de Polícia de Rio Bananal em parceria com Conselho Tutelar do município.
As palestras tinham como objetivo cumprir o papel preventivo sobre abuso e exploração sexual, tendo como norte a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – Maio Laranja.
A primeira palestra aconteceu no dia 04 de maio na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEF) Santa Rita, para cerca de 142 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino fundamental. Já a segunda palestra, aconteceu no dia 11 de maio, para cerca de 200 alunos, também do 5º ao 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tiradentes.
Para a titular da Deam de Linhares, delegada Silvana Paula Soeiro, é importante trabalhar a prevenção, sobretudo, de abusos sexuais, para as crianças e adolescentes. “É a Polícia Civil levando esperança para nossas crianças. Foi genuíno ver a alegria das crianças ao receberem os policiais na escola”, destacou a delegada.
Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
As palestras foram realizadas em alusão ao Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado no dia 18 de maio. A data é referente ao Caso Araceli. No dia 18 de maio de 1973, uma criança de oito anos chamada Araceli Crespo, foi sequestrada, violentada e assassinada no Espírito Santo. Seis dias depois, seu corpo foi encontrado, no município de Vitória, desfigurado com ácido e com sinais de violência sexual. Em 2020, o Congresso Nacional instituiu a data como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil em alusão a esse crime.
Texto: Victória Meireles, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111