15/12/2016 11h49

Polícia resgata pássaros silvestres em cativeiro no Estado

Na tarde dessa terça-feira (13), equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 14 pássaros silvestres em cativeiro, na zona rural de Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá.

Em atendimento à denúncia anônima, os militares prosseguiram até os locais informados para verificar os fatos e foi constatado que os pássaros silvestres da fauna silvestre brasileira estavam em cativeiro em residências das regiões. Os proprietários não apresentaram as autorizações ambientais para manter os pássaros. A captura e manutenção de animais silvestres sem autorização dos órgãos ambientais é considerado crime.

Durante o serviço, os militares também recolheram um filhote de pássaro (Araçari) na localidade de Rio Saltinho, em Santa Teresa. E receberam da veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (IDAF), de Itarana, um filhote de coruja encontrado e cuidado pela profissional. O animal foi encaminhado juntamente com os pássaros apreendidos para o Centro de Reintrodução de Animais Silvestres (CEREIAS), em Aracruz.

Conforme legislação ambiental a sanção imposta aos infratores é a detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500,00 por animal podendo chegar a R$ 5.000,00 para animais ameaçados de extinção.

A retirada de animais silvestres do habitat natural reduz o tamanho populacional das espécies contribuindo significativamente para o declínio da espécie quando relacionado a outros fatores prejudiciais como a redução das matas e degradação dos ambientes deixando o animal em uma área restrita de distribuição ocorrendo consequentemente a ameaça de extinção.

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR
Leidy Mendonça
Tels.: (27) 3636-1577/ 9 9607-2978
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI