14/07/2021 15h04

Polícia prende seis homens envolvidos em um homicídio e desarticula associação criminosa mais violenta da Serra

A equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra concluiu as investigações do homicídio de Herbert Vieira Guedes, de 26 anos, que aconteceu no dia 02 de março, no bairro Novo Horizonte, também na Serra. Na ocasião, uma mulher que se encontrava em um ponto de ônibus próximo ao local do crime foi atingida por um disparo de arma de fogo no tórax.

Durante as investigações, seis homens foram detidos e agora são réus. Com a prisão dos seis, a DHPP Serra desarticulou uma das associações criminosas mais violentas do município. Um adolescente de 16 anos também foi apreendido.

Os detalhes da prisão e das investigações foram apresentados em coletiva de imprensa, realizada na manhã dessa terça-feira (13), no auditório da Chefatura de Polícia Civil, em Vitória. Segundo o titular da DHPP da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, as equipes levaram quatro meses para apurar o caso.

“O suspeito de 27 anos era o chefe do tráfico de drogas da região ‘das casinhas’, no bairro Novo Horizonte. Ele teria sido o mandante do crime. O segundo suspeito, de 29 anos, era gerente do tráfico na região das ‘cajazeiras’, no mesmo bairro. Ele teria efetuado vários disparos contra a vítima. O terceiro envolvido, de 19 anos, era o braço armado do tráfico na região. O rapaz ficava na linha de frente sempre que acontecia um tiroteio. Além de atirar, ele também deu facadas na vítima. Já o quarto envolvido, também de 19 anos, teria sido o responsável por atrair a vítima até o local do crime. O quinto acusado, de 25 anos, atuava como gerente do tráfico. Ele também teria atingido a vítima com golpes de faca. O sexto detido, de 18 anos, teria sido responsável por apedrejar e dar pauladas na vítima. Além dos seis homens, um adolescente de 16 anos foi apreendido, ele apedrejou e deu pauladas na vítima”, explicou o delegado. 

Segundo as investigações, a vítima teria brigado com um dos membros da organização criminosa e começado a ameaçar a organização. "Eles atuavam juntos no tráfico de drogas. A vítima não teria entregado uma arma para os criminosos, em um homicídio. O crime aconteceu, mas a vítima não teria cumprido o acordo. Eles entraram em desavença e, pelo fato de a vítima ser uma ameaça aos traficantes, eles o mataram", disse o delegado. 


Ainda segundo o delegado, a mulher que estava no ponto de ônibus e foi atingida era tia de três dos suspeitos que foram presos. “No meio da confusão, os traficantes não perceberam que era a própria tia que estava na região. De acordo com testemunhas, após atingir a mulher, o grupo continuou com os disparos”, afirmou. 

Rodrigo Sandi Mori ressaltou que a desarticulação da quadrilha trará mais sossego aos moradores de Novo Horizonte. Todos os detidos seguem presos e foram indiciados por homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima. Os seis ainda responderão pelo crime de corrupção de menores. O braço armado, de 19 anos, ainda responderá por tentativa de homicídio, por atingir a mulher que estava no ponto.



Texto: Olga Samara

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa:

Olga Samara/ Matheus Zardini

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

comunicapces@gmail.com

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI