24/03/2022 15h09

Polícia Militar realiza solenidade de 58 anos do 1º Batalhão

A manhã desta quarta-feira (23) foi marcada pela solenidade em comemoração aos 58 anos do 1º Batalhão da Polícia Militar. O aniversário foi celebrado às 10h, na quadra de esportes da Unidade e contou com a participação da Banda de Música da PMES.

Durante o evento foram homenageados os destaques operacionais e realizada a entrega da premiação aos vencedores do torneio de tiro do 1º Batalhão, realizado na última quarta-feira (16).

Na oportunidade, o comandante da Unidade, tenente-coronel Leandro Santa Clara de Menezes, iniciou o discurso celebrando a viabilidade da cerimônia acontecer e, sobretudo, sem limitações quanto ao uso de máscaras. “Hoje é um dia para celebrar a vida, por estarmos vivendo esse momento com as restrições da pandemia sendo diminuídas. Com o aumento da vacinação podemos nos reunir, ver os rostos e expressões dos nossos policiais que estão aqui e cumprimentá-los”, pontuou.

O oficial também agradeceu a tropa pelo empenho e dedicação no serviço policial e aos seus familiares por todo apoio prestado. Em tempo, reconheceu o comprometimento dos militares que prenderam todos os envolvidos na morte do amigo de farda, o sargento Romania. “Quando um policial militar cai, mexe com toda a tropa, por isso batalhamos dia e noite nas buscas e agradecemos por conseguir pegar até o último homem. Queremos continuar cuidando dos nossos policiais. São seres humanos que precisam ser olhados com atenção e sempre motivados para seguirem firmes na missão”, opinou.

O comandante do 1º CPOR, coronel Marcelo Pinto Abreu, completou dizendo que “é preciso focar no espírito de corpo, pois precisamos dele para sobreviver. Parabéns aos policiais militares e ao comandante do 1ºBPM por chegarem até o último envolvido nesse crime bárbaro e também pelo compromisso e resultados apresentados diariamente”.

Na mesma linha de pensamento, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, ressaltou que o 1º Batalhão é uma Unidade protagonista, por ser responsável pelo policiamento na Capital do estado e por apresentar números expressivos no combate à criminalidade.

“Fica aqui o meu agradecimento aos militares que fizeram parte da história do Batalhão, sendo um socorro sempre presente no momento de dificuldade. Parabéns aos destaques operacionais e todos que se dedicaram à nobre missão de fazer segurança pública. Qualquer instituição pública desse tamanho não consegue sobreviver sem planejamento, gestão e execução fortes”, finalizou.

Por fim, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ofranti Ramalho compartilhou o orgulho que sente por ter comandado o 1º Batalhão, assim como o seu pai também o fez. Falou também da importância da integração das instituições para uma boa prestação de serviço à sociedade e agradeceu pelo desempenho dos policiais militares que contribuíram para que o estado apresentasse neste primeiro trimestre a menor quantidade de homicídios da série histórica desde 1996. “É um resultado impressionante e só foi possível através do esforço e dedicação diuturna dos senhores. Muito obrigado”, finalizou.

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br