16/06/2017 11h33

Polícia Militar na Festa de Corpus Christi em Castelo

Policiais militares do 9º Batalhão da Polícia Militar reforçarão o policiamento ostensivo durante a Festa de Corpus Christi, no município de Castelo, um dos maiores eventos religiosos e culturais do estado, que tem a expectativa de receber cerca de 100 mil pessoas neste ano que acompanharão a confecção dos tapetes e depois de prontos os visitarão, até o término da festa, que se dá com a missa e a procissão do Santíssimo onde o caminho é feito sobre os tapetes.

O reforço começou desde a manhã desta quarta-feira (14), com a presença de 25 militares em apoio aos fiscais da prefeitura, barraqueiros, primeiros visitantes e às pessoas envolvidas na confecção dos tapetes. As medidas de segurança foram decididas em conjunto com a comunidade e autoridades, através de reuniões com órgãos da Prefeitura Municipal de Castelo, Ministério Público e Corpo de Bombeiros, tendo como objetivo garantir a segurança e eficácia da fiscalização municipal, ordenar o trânsito e executar o policiamento de forma eficiente e com mais proximidade do público.

Na quinta-feira (15), principal dia do evento, 144 policiais militares trabalharão para dar segurança aos milhares de fiéis, devotos, visitantes e comerciantes. De acordo com o comandante da 3ª Companhia, Capitão Felipe Pratti Orlandi, o objetivo é reforçar as ações de policiamento nas diversas modalidades, buscando prevenir o cometimento de crimes e proporcionar um clima de segurança onde toda a família possa aproveitar o evento.

A FESTA DE CORPUS CHRIST é um dos eventos mais tradicionais do calendário religioso católico. O município de Castelo tem destaque nacional na confecção dos tapetes nos quais, segundo a tradição, servem de caminho para o transporte do Corpo de Cristo. O evento tem potencial para atrair cerca de cem mil (100.000) pessoas entre, fiéis devotos, curiosos e comerciantes.

A festa começa já no dia anterior com a montagem dos tapetes, instalação de barracas e a chegada dos primeiros visitantes.

O ciclopatrulhamento atua às ruas onde estão os tapetes e dará apoio durante a procissão. As motopatrulhas e as equipes de patrulhamento tático, como o Grupo de Apoio Operacional (GAO), fazem o policiamento nas vias transversais ao evento. “Existe um reforço substancial nos principais pontos e também nas regiões ao redor do evento com o objetivo maior de coibir especialmente os crimes contra o patrimônio, entre outros delitos”, afirma o capitão.

“Durante toda a celebração de Corpus Christi, a Polícia Militar se mostra presente, prevenindo crimes e garantindo a segurança de participantes do evento. Além da população local, nesse período milhares de pessoas se deslocam para Castelo para trabalhar ou aproveitar a festividade, sendo nosso dever cuidar da segurança de todos e fazer com que aproveitem a festa de forma tranquila”, completa o comandante.

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR
Leidy Mendonça