05/04/2024 14h16

Polícia Militar do Espírito Santo forma nova turma de Aspirante a Oficial

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizou, na noite desta quinta-feira (04), a formatura da turma de Aspirantes a Oficial 2024. O evento ocorreu na sede da Academia de Polícia Militar (APM), localizada no bairro Santana, em Cariacica. Ao todo, 49 jovens, sendo 39 homens e dez mulheres, encerraram o período de formação e deram início às atividades de policiais militares como aspirante a Oficial.

Os cadetes Gleicieli Tardin, Camila Bressan Garcia e Marcos dos Santos Mota ocuparam a primeira, segunda e terceira colocações no curso de formação, respectivamente. Com início no dia 20 de setembro de 2021, o Curso de Formação de Oficiais (CFO) teve uma carga horária total de 3.691 horas, subdividida em 88 disciplinas, conferindo aos formandos o título de Bacharel em Ciências Policiais e Segurança Pública.

Ao longo de todo o CFO, os discentes desenvolveram conhecimentos relativos às áreas específicas que tangenciam a atuação policial, em especial, as funções atinentes ao oficialato.

O processo de aprendizagem permeou conceitos importantes sobre segurança pública, área jurídica aplicada, área gerencial de nível operacional e técnicas, e procedimentos de segurança pública, de forma a permitir que o futuro oficial do quadro combatente da PMES exerça com excelência as funções de comandamento e gestão operacional.

O evento contou com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas; do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus; do comandante da Academia de Polícia Militar (APM), o tenente-coronel Marcos Almeida de Oliveira; entre diversas autoridades civis e militares que prestigiaram a cerimônia.

O secretário Eugênio Ricas, parabenizou os formandos e lembrou dos investimentos feitos na área.

“Parabenizo a todos os nossos novos oficiais da Polícia Militar pela conclusão do curso de formação e que vão entrar na instituição para exercer uma função fundamental para as unidades. É mais um investimento do Governo do Estado para melhorar os quadros e recompor o efetivo das instituições da Segurança Pública”, salientou. Recentemente, o governador Renato Casagrande já anunciou a convocação de mais mil soldados, além dos mil que já estão em formação. Isso mostra o compromisso em entregar uma polícia completa, mais motivada e equipada para a nossa sociedade", afirmou Ricas.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, ressaltou a importância dos novos oficiais para a corporação durante o evento.

“Vocês representam o futuro da Polícia Militar do Espírito Santo. Depositamos nossa confiança em vocês, aspirantes. Façam a diferença nesta instituição centenária. Assumam o papel destinado a vocês com muita maturidade e responsabilidade. A partir de agora, vocês estarão nas ruas, coordenando e fiscalizando a execução de nossas ações planejadas de policiamento ostensivo. Estarão ombreando com nossa tropa em ocorrências que, pelo grau de complexidade, exigem a presença de um oficial, função para a qual vocês foram muito bem preparados”, disse.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Polícia Militar
Thalita Mathias / Priscila Barcelos
(27) 3636-1577 / 99862-4006 e (27) 3636-1573 / 98802-3244

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI