16/01/2017 13h06

Polícia fiscaliza extração irregular de granito em São Mateus

Na tarde desta quinta-feira (05), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) fiscalizou uma extração de granito irregular degradando uma área de 7.357 m² em uma propriedade na zona rural de São Mateus.

Em atendimento a denúncia anônima sobre extração irregular de granito realizado em uma propriedade no Córrego da floresta, zona rural do distrito de Nova Verona, em São Mateus, os policiais foram até o local verificar os fatos. Foi constatada atividade de extração de recursos minerais, de granito, na propriedade. A área degradada é de 7.357 m², com aproximadamente 18 blocos com possibilidade comercial.

No local, os policiais encontraram uma máquina carregadeira e acessórios para a realização da extração. Não foi observado nenhuma demarcação de identificação de licença de operação ou pesquisa, bem como não foi apresentado nenhum documento por parte do proprietário que autorizasse qualquer extração mineral no local.

Por se tratar de crime ambiental executar a extração de recursos minerais sem a autorização dos órgãos, a pena prevista é a detenção de seis anos além de multa já que o infrator também vai responder pelo crime de usurpação do bem público, visto que os minerais são considerados bens da União.

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR
Leidy Mendonça