28/01/2020 13h29 - Atualizado em 29/01/2020 10h30

Polícia Civil reforça segurança de municípios durante o verão

Cumprindo o Plano Verão, a Polícia Civil (PCES) está reforçando a segurança de balneários e regiões de montanha do Estado. O reforço policial é coordenado pela Superintendência de Polícia Especializada (SPE) e pela Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas (Siae).

Segundo o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, foi solicitado que as superintendências da Instituição proporcionassem reforços de efetivos para a Operação Verão. “Esse novo planejamento só foi possível graças ao ato governamental que possibilitou pagamentos de diárias com acréscimo de 50% em seu valor. Tal atitude visa a dar mais segurança às pessoas que estão frequentando os nossos famosos balneários e regiões nessa época, motivando a população a retornar nos próximos anos”, destacou.

As Delegacias Regionais (DR) de Aracruz (13.ª), Itapemirim (9.ª) e Linhares (16.ª), bem como a Delegacia de Polícia (DP) de Conceição da Barra serão contempladas pelo reforço policial da SPE. O superintendente de polícia da Regional Sul, delegado Faustino Antunes, informou que os policiais escalados contribuirão à segurança de toda a Regional.

“As atividades exercidas por estes profissionais auxiliarão tanto nas investigações quanto no plantão da própria regional, bem como no apoio à região balneária, de acordo com as necessidades. Os policiais estarão de prontidão para qualquer tipo de suporte às delegacias”, explicou Antunes.

Por sua vez, a Siae coordenará o apoio à 5ª DR de Guarapari, às DPs de Domingos Martins, no sul do Estado, e de Jacaraípe, na Serra, além do reforço ao Carnaval de Vitória. “Nesse período do ano, com a chegada de turistas, as regiões balneárias capixabas exigem atenção reforçada, 24 horas por dia. Por isso, os policiais escalados trabalharão em nossos plantões, visando agilizar os atendimentos à população”, destaca o superintendente de polícia da Regional Metropolitana (SPRM), delegado Ismael Foratini.

O delegado ressalta que, de forma especial, o Carnaval de Vitória contará com o atendimento exclusivo do 1º Distrito Policial, em Santo Antônio, para o registro de ocorrências.

A superintendente de polícia Regional Norte, delegada Andreia Pereira, acrescenta que o reforço atenderá às necessidades específicas de cada cidade. “Cada titular das delegacias contempladas designará as atividades necessárias para a equipe. O objetivo desse reforço será conceder maior segurança à população do norte do Estado, principalmente ao atendimento à Regional e à região balneária”, pontuou.

Segundo o superintendente de polícia da Regional Serrana, delegado Paulo Rogério, o município de Domingos Martins contará com o reforço durante o Sommerfest, Festival Cultural da Imigração Alemã do município. “Nosso reforço será empenhado na segurança dos moradores e turistas que estarão na cidade durante o evento. Portanto, entre os dias 30 de janeiro e dois de fevereiro, a equipe escalada dará apoio às Delegacias de Polícia para atender a eventuais ocorrências e necessidades do município”concluiu.

Plano Verão

O Plano Verão é o planejamento operacional desenvolvido pela Polícia Civil (PCES), que visa promover o atendimento eficiente e de qualidade à população capixaba e aos turistas que visitam o Espírito Santo durante o verão. Por meio de operações policiais especializadas, assim como ações de segurança pública e da imediata garantia de atendimento à sociedade, a equipe da Superintendência de Inteligência e Ações Estratégicas (Siae) estabeleceu diretrizes organizacionais para que os atendimentos nas unidades municipais, estaduais e federais sejam facilitados nesse período.

A PCES solicita que a população entre em contato pelo Disque-Denúncia 181, ou por meio do site disquedenuncia181.es.gov.br, caso seja vítima de qualquer crime ou que presencie algum delito. A denúncia é anônima e todas as informações serão apuradas.

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

Comunicação Interna