10/01/2020 17h29

Polícia Civil investiu cerca de R$ 6 milhões em obras durante 2019

Durante 2019, a Polícia Civil (PCES) investiu mais de R$ 6 milhões em inaugurações e reparos de unidades policiais em todo o Estado. Entre os meses de fevereiro e dezembro, foram concluídas 13 obras e outras cinco serão finalizadas no primeiro semestre de 2020. Os recursos são oriundos da PCES e do Fundo Especial de Reequipamento da Polícia Civil (Funrepoci).

Em Vitória, a PCES inaugurou dois novos prédios da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), nos meses de abril e agosto, respectivamente. Também foi criada e inaugurada a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), em agosto.

Além das inaugurações, foram realizadas reformas em delegacias de todo o Estado. O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, explicou que “todo o investimento em reformas e em inaugurações visa ao aperfeiçoamento do trabalho da polícia judiciária e ao melhor atendimento da população”.

Entre as obras finalizadas estão reformas no prédio da Chefatura de Polícia e no seu anexo (antigo prédio do Detran); na 6ª Delegacia de Polícia (DP) de Vila Velha; na cobertura da Academia de Polícia Civil (Acadepol); na Deam de Vitória, bem como na parte superior do Serviço Médico-Legal (SML) de Linhares. O titular da Divisão de Engenharia e Manutenção Predial (DEMP), perito oficial criminal Michel Azeredo, explicou que a Divisão é dividida em três equipes que, juntas, coordenam reformas e manutenções em toda a PCES.

“Nossa Divisão possui três equipes. A de fiscalização, responsável por supervisionar a obra, a de projetos, criada para dar suporte à de fiscalização, e a de manutenção, que atende a quaisquer urgências das unidades policiais. O exitoso trabalho executado pela Demp, no último ano, contou com o grande apoio da Superintendência de Apoio Logístico e Engenharia, a Sale”, elucidou Michel Azeredo.

A Demp também contemplou pinturas no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), a construção de novas calçadas cidadãs na Sede da PCES e na Acadepol, além de instalações de divisórias nas salas da Academia e do telhado, na DP de Bom Jesus do Norte. Em outubro de 2019, o antigo Distrito Policial (DP) de Jardim América, em Cariacica, foi demolido, já tendo sido desativado em 2010 por problemas na infraestrutura.

Cinco obras iniciadas também em 2019 serão finalizadas no primeiro semestre de 2020: a adequação da 2ª Delegacia Regional de Vila Velha, prevista para concluir em fevereiro próximo; a reforma da 12ª DR Santa Teresa, prevista para entrega em abril; reformas na cobertura e no 3º andar do prédio anexo ao da Chefatura de Polícia, bem como na 4ª DR, em Cariacica, ambas previstas para maio, além da reforma no prédio da Corregedoria Geral da Polícia, também prevista para junho.

Para Michel Azeredo, a lei que reestruturou a organização básica da PCES, em 2018, conferiu maior dinamismo à instituição no que se refere à realização das obras necessárias nas unidades policias. “A criação da Sale, bem como da Demp, trouxe para a Polícia Civil uma forma de agilizar as obras, possibilitando maior autonomia”, complementou.

“Graças ao esforço competente de todas as equipes e da excelente coordenação dos delegados responsáveis, todos os trabalhos executados no último ano foram exitosos. Buscaremos em 2020 dar continuidade a estes excelentes trabalhos”, concluiu o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Atendimento à Imprensa