24/04/2020 16h49

Polícia Civil desarticula 'máfia do queijo' e três suspeitos são presos

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Transporte de Cargas (DECCTC) prendeu três comerciantes suspeitos de integrarem um esquema interestadual de roubo e receptação de laticínios. As prisões ocorreram em nos dias 16, 20 e 22 de abril, nos municípios de Vila Velha e Guarapari.


"Essa ação é fruto da integração do Departamentos Especializados de investigação Criminal (DEIC's), principalmente da região Sudeste, que teve como resultado mais essa operação exitosa", afirmou o titular do DEIC, delegado João Francisco Filho.

A ação foi realizada em apoio à investigação presidida pela Polícia Civil de Minas Gerais. No dia 25 de março, um caminhão carregado com cinco toneladas de queijo foi roubado no município mineiro de Pocrane. As investigações apontaram que a carga seria trazida e comercializada no Espírito Santo, e a Polícia Civil mineira solicitou auxílio à PCES para dar continuidade ao trabalho.

 

"No dia 15 desse mês, nós fizemos diligências para apurar a informação e a partir do levantamento localizamos um comerciante em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, com 800 quilos desse queijo, fruto da carga roubada em Minas Gerais. As investigações continuaram e, no dia 20 fizemos novas diligências, localizando um galpão em Guarapari, onde essa carga foi armazenada por um tempo. Lá recuperamos mais 700 quilos.", explicou o titular da DECCTC, delegado Gianno Trindade.

 

Também no dia 20 de abril ocorreu a prisão do segundo suspeito: o homem que alugou o galpão para esconder o carregamento. A terceira prisão ocorreu nessa quarta-feira (22), em uma nova diligência realizada em Jardim Guadalajara, Vila Velha. O suspeito é um comerciante, que vendia o queijo roubado em seu estabelecimento. No local, os policiais recuperaram mais 800 quilos da carga, totalizando 2,3 toneladas de queijo.

 

Os três suspeitos foram autuados em flagrante por receptação qualificada no exercício da atividade comercial, e encaminhados ao sistema prisional. O material recuperado foi restituindo à vítima por meio de seu representante da marca no Estado.

 

Texto: Camila Ferreira

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa:
Olga Samara/ Camila Ferreira
(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/ (27) 3636-9928 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI