Polícia Ambiental recolhe jacaré no município de São Mateus

Na manhã desta quarta-feira (30), policiais militares da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental realizaram o recolhimento de um jacaré no município de São Mateus, norte do Estado.
Através da solicitação de um morador do bairro Pedra D’Água, a equipe de serviço se mobilizou para recolher o réptil que havia aparecido na madrugada de hoje no quintal da sua propriedade, situada próximo ao rio Cricaré.
Durante o atendimento da solicitação, a guarnição efetuou a imobilização e o devido resgate do animal, evitando assim possíveis danos à integridade física de moradores locais, bem como o abate do animal, visto que a carne é muito apreciada por caçadores.
Foi observado durante a captura que o animal não apresentava lesões aparentes, sendo encaminhado ao órgão ambiental responsável, onde ficará sob os cuidados de profissionais habilitados para posterior reintrodução ao seu habitat natural.
O comandante da 3ª Cia do BPMA, capitão Fabrício Pereira Rocha, ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo com a obtida caracteriza crime ambiental tipificada no artigo 29 da Lei 9.605/98.
“Além do atendimento das denúncias a exemplo do que ocorreu, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental realiza constantemente o policiamento ostensivo, visando prioritariamente fiscalizar, inibir e coibir a manutenção e a comercialização irregular de animais silvestres e para isso conta com o apoio da população para denunciar os crimes pelo telefone 181 ou pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br. O sigilo e o anonimato são garantidos", disse o comandante.