Polícia Ambiental apreende 22 aves em Linhares
Vinte e duas aves silvestres foram apreendidas por policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental na manhã da última segunda feira (29), no distrito de Santa Luzia, município de Mantenópolis.
Após uma denúncia anônima, os militares realizaram o policiamento na região e verificaram que os animais de onze espécies diferentes estavam presos em gaiolas de madeira e de ferro na varanda de uma casa.
Manter animais silvestres em cativeiro sem a licença dos órgãos competentes é considerado crime ambiental previsto na lei 9.605/98:
Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas:
I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;
II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;
III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
A Polícia Ambiental realiza patrulhamentos e ações para prevenir esse tipo de crime, e conta com a população que pode entrar em contato com o BPMA através de suas companhias para possíveis esclarecimentos.
Contatos
1ª Companhia - Cariacica: 3636-0173
2ª Companhia - Colatina: 3636-1665
3ª Companhia - São Mateus: 3636-1663
4ª Companhia - Cachoeiro: 3636-1664
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244