23/11/2018 15h48

PMES participa da reunião técnica do Programa Nacional de Qualidade de Vida dos Profissionais da Segurança Pública

Um oficial da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) representa a Corporação na reunião técnica do Programa Nacional de Qualidade de Vida dos Profissionais da Segurança Pública (Pró-Vida). O encontro teve início na última terça e encerra nesta sexta-feira (23), e acontece em Brasília, Distrito Federal.

O principal objetivo da reunião técnica é a valorização do profissional da área de segurança, reduzindo os riscos de morte, atuando na prevenção da saúde durante o exercício de suas relevantes funções.

O encontro reúne mais de 100 representantes das Secretarias de Segurança, Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros e Perícias Oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

O diretor adjunto de Saúde da PMES, tenente-coronel Carlos Alberto Bariani é o representante da PMES no evento, participando da criação da portaria de regulamentação do Programa Pró-Vida, da Rede de Qualidade de Vida, do regimento interno da Rede e da coleta de informações para elaboração de futuros editais de convênios voltados ao investimento federal em ações de promoção da valorização profissional e da saúde.

Na oportunidade, a PMES foi selecionada, entre mais de 40 programas propostos, para apresentar a todas as instituições presentes no evento, o Programa de Controle de Diabetes e Hipertensão servindo de modelo a ser seguido na prevenção de saúde e melhoria da qualidade de vida para os agentes de segurança pública. Esse programa implantado pela Diretoria de Saúde (DS), detecta, acolhe, orienta e faz todos os encaminhamentos necessários para o tratamento desses fatores de risco em prol da saúde do militar.


Neste ano, foi incorporado na PMES, o Programa Preventivo em Saúde Militar (PPSM), com seu projeto piloto funcionando plenamente no 1º Batalhão, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e 12ª Companhia Independente utiliza o processo de busca ativa. Nesse projeto, uma equipe multidisciplinar de Saúde da DS se desloca para a Unidade e desenvolve a rápida detecção de fatores de risco como peso, glicemia, colesterol, pressão arterial e outros exames necessários ao acompanhamento e tratamento dos militares daquelas unidades.

Em sua apresentação o tenente-coronel Bariani ressaltou a eficiência do processo e a importância da prevenção. “Somente através da utilização de métodos eficientes e da conscientização de que a prevenção é a melhor maneira de se evitar sequelas ou uma morte precoce dos nossos policiais, já sobrecarregados pelo estresse diário da profissão, poderemos melhorar as condições de saúde e consequentemente uma melhor qualidade de vida aos profissionais de segurança pública em todo o Brasil”, destacou.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES 
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI