PMES e PCES vão receber mais 89 drones para combate ao crime
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) adquiriu mais 89 drones, que serão utilizados pelas Polícias Militar e Civil do Espírito Santo (PMES e PCES). Os equipamentos foram comprados em novembro e estarão em operação ainda no primeiro trimestre de 2026. A remessa se soma à primeira aquisição, de 26 unidades, totalizando 115 drones de última geração adquiridos pelo Governo do Estado somente em 2025.
O valor total do investimento é de R$5,6 milhões, combinando recursos próprios do Governo do Estado e recursos provenientes de transferência do Fundo Nacional de Segurança
A maior parte dos drones – 84 unidades – é do modelo DJI Mavic 3 Thermal, um equipamento compacto, portátil e dobrável, equipado com câmera térmica, adequado para operações rápidas, que exigem mobilidade. Este modelo é ideal para segurança pública, inspeção rápida, operações táticas, combate a incêndio e busca e salvamento.
O Estado também adquiriu 18 unidades do modelo DJI Matrice 30T, com capacidade para voar a 7 mil metros de altitude e alcançar a velocidade de 23m/s, equipado com câmera termográfica de alta precisão, zoom digital de 200x, sistema de detecção de obstáculos infravermelho e capacidade de transmissão de vídeo a até 15 km de distância.
As forças de segurança ainda terão à disposição nove unidades do DJI Matrice 400 RTK, que dispõe de plataforma industrial de última geração, com estrutura reforçada, dobrável, classificada para operações profissionais complexas; e quatro unidades do DJI Matrice 350 RTK, também de plataforma industrial e robusta, com capacidade para mapeamento de alta precisão, prontidão para missões de precisão centimétrica e correção de sinal em tempo real.
Estas aquisições fazem parte do plano de modernização das Forças de Segurança do Estado, que desde 2019 vem viabilizando investimentos em equipamentos e tecnologia, criando um arcabouço tecnológico robusto que eleva a capacidade de investigação, presença ostensiva e resposta.
“Por meio desses investimentos, o Estado tem alcançado patamares de repressão à criminalidade nunca antes vistos na história do Espírito Santo. Em 2024, o Espírito Santo registrou menos de 900 homicídios no ano, uma marca inédita desde o início da série histórica. Em 2025, o acumulado até novembro é o menor desde 1996, com 720 homicídios dolosos no período. Com investimento e tecnologia, estamos construindo um estado cada vez mais seguro para os capixabas”, lembrou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Camila Ferreira (respondendo)
(27) 3636-9928 / 99231-5157
comunicasespes@gmail.com