08/04/2019 13h42

PMES 184 anos: Cerimônia militar realizada nesta sexta-feira (05)

Desde o último dia 30 de março, a Polícia Militar do Espírito Santo celebra seus 184 anos de existência. A Instituição completa aniversário neste sábado (06) e cumprindo sua tradição, nesta sexta-feira (05) realizou a solenidade militar. No evento, promovido no Quartel do Comando Geral (QCG), foram conferidas homenagens e diplomados os “Amigos da PMES”.

Logo no início da solenidade, foram concedidos os títulos “Amigos da PM”. Instituído pela Portaria 497-R de 19 de fevereiro de 2010, o título honorífico “Amigo da Polícia Militar do Espírito Santo” destina-se a agraciar personalidades e instituições que, de alguma forma, tenha se distinguido no relacionamento com a PMES. Neste ano foram conferidas 33 condecorações.

Entre os agraciados estão senador, deputado, secretários de estado, autoridades militares de diferentes instituições e autoridades do Poder Judiciário, além de empresas e membros da sociedade civil organizada.

Os próximos homenageados foram os policiais militares que completaram 10, 20 e 28 anos de bons serviços prestados à Instituição. Pelo Decreto Nº 1569-E de 26 de dezembro de 1977 foi instituída a Medalha Valor Policial Militar. Ela é conferida aos policiais militares como reconhecimento pelos bons serviços prestados com fé, lealdade, constância e valor. As medalhas nas cores bronze, prata e ouro foram entregues aos agraciados por seus padrinhos. Os policiais agraciados durante a solenidade representaram todos àqueles que conquistaram o direito de receber tal honraria.

Também como parte das condecorações, foi conferida a homenagem ao Destaque Operacional da PMES, referente ao 2º semestre de 2018. A honraria é ofertada ao policial militar que realize ações de destaque em ocorrências e demais serviços que, na sua natureza, elevem o nome da Corporação junto à sociedade. Para sua concessão são avaliadas ações dos servidores no desempenho das atividades operacionais, através da atuação de caráter preventivo, repressivo e assistencial.

O homenageado foi o 3º sargento Anilton Silva, militares pertencente ao efetivo do 7º Batalhão da PMES. A homenagem se deu em decorrência de seu engajamento e desenvoltura operacional. O sargento Anilton foi elogiado em Boletim Especial alusivo à data e premiado com cinco dias de dispensa recompensa. A entrega do certificado de Destaque Operacional foi entregue pelo comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Viera Barreto Mendonça, acompanho pelo comandante do CPOM, coronel Márcio Eugênio Sartório e o comandante do 7º BPM, tenente-coronel Paulo Roberto Shultz Barboza.

“O aniversário de uma Instituição quase bicentenária como é o caso da Polícia Militar do Espírito Santo é sempre marcante. É de fato um evento grandioso, em que as honras são prestadas não por mera retórica, mas sim por justo reconhecimento. Somos uma Força Pública de relevantes e históricos serviços prestados à sociedade e ao país, e a nossa maior marca é a águia protetora que estampamos em nossa farda. Proteger e Socorrer está no DNA desta Corporação”, destacou o comandante-geral.

“Em nome da sociedade capixaba quero agradecer aos senhores e senhoras por estarem a cada minuto das 24 horas do nosso dia dando a vida para proteger a nossa sociedade”, declarou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Antônio Roberto Cesário de Sá.

Também agradecido, o governador do Estado, José Renato Casagrande, parabenizou a Instituição que tem prestado relevantes serviços à sociedade. “Seja na área de integração com a comunidade, seja no enfretamento do crime, protegendo a sociedade”, pontuou.

Diretoria de Comunicação Social PMES
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br