21/09/2021 17h17

PM promove aula inaugural do VI Curso de Negociação Policial

Na tarde dessa segunda-feira (20), no auditório da Academia de Polícia Militar, houve a solenidade da Aula Inaugural do VI Curso de Negociação Policial (CNP -2021) da PMES. O curso, que está sendo ministrado pela Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp), teve início no dia 20/09 e possui a previsão de duração de cinco semanas. 

A VI edição ocorre de forma concomitante ao III Curso de Formação de Atiradores de Elite, e conta com a participação de 17 policiais militares da CIMEsp e  sete policiais de coirmãs de outros Estados da Federação, a exemplo de policiais oriundos da PMSC, PMRS, PCMG, PRF, PMAC, PMAM e PMPB.

O processo seletivo para o curso ocorreu em três etapas distintas: teste de fluência, teste de elevação do estresse e entrevista pessoal, processo esse que buscou avaliar as condições necessárias para se buscar elementos da tropa com o perfil desejado para se formar um negociador policial. A seleção eliminou cinco policiais de outras coirmãs e três militares da CIMEsp.

Durante a aula inaugural do curso, ministrada pelo major Rogério, comandante da CIMEsp, enfatizou-se o histórico do gerenciamento de crises em nível de Brasil e mundial, realçando a necessidade para estudo e para o aprimoramento da temática de gerenciamento de crises.

“Como situação o evento crucial, que exige uma resposta especial por parte da polícia, é de suma importância o estudo das circunstâncias geradoras de tais eventos, a fim identificar, buscar e aplicar recursos necessários para o desfecho aceitável de um incidente crítico, uma vez que busca-se: salvar vidas, aplicar a lei e restabelecer a ordem”.

Estiveram presentes na aula inaugural do curso, as seguintes autoridades: coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, comandante do CPO-E; coronel Alessandro Marin, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa; Sr. Amarílio Luiz Boni, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no ES; delegado de Polícia Civil, Sr. José Lopes; major José Antônio Lopes Cardoso, comandante da CIOC e Sr. Breno Brum, representante da GLOCK.

Nessa seara, durante a abertura do curso, o comandante de Polícia Ostensiva Especializado (CPO-E), coronel Pimenta, fez uso da palavra e ratificou os esforços que a PMES tem proporcionado para o treinamento e para a capacitação da tropa na busca do melhor atendimento ao cidadão capixaba. Em decorrência de inúmeras situações de crises policiais, reafirmou a dedicação e o compromisso no trabalho sério e dedicado que são dispensados por todo o CPO-E e pelo Comando Geral, para que tal finalidade seja atendida.

Nesse meandre, ainda, fazendo o uso da palavra, o coronel Marin destacou a importância de focar na atividade fim policial, que é o de bem servir ao cidadão. Agradeceu, também, a presença de militares e policiais de outras forças do país, de norte a sul, por depositarem na PMES a confiança de receber valorosa carga de conhecimento técnico e prático, indispensáveis a boa consecução do serviço policial.

Por fim, destaca-se que a iniciativa da PMES de promover importantes cursos como o CI CNP-2021, solidifica ainda mais a qualificação dos militares, nos quais serão incutidos valores e atributos imprescindíveis para os homens da tropa Missões Especiais que atuarão nas ocorrências típicas de crises.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI