14/11/2018 16h19

PM encerra capacitação dos futuros integrantes das Bases Comunitárias Móveis

A Polícia Militar encerrou nesta quarta-feira (14) a capacitação dos futuros integrantes das Bases Comunitárias Móveis de Segurança. As instruções aconteceram na Academia de Polícia Militar, em Cariacica.

Ao todo, 242 policiais militares lotados em unidades da Região Metropolitana e do interior do estado passaram pela formação. A capacitação foi dividida em seis turmas.

Durante a formação foram abordados assuntos como a filosofia de policiamento comunitário, rotinas administrativas e operacionais de serviços, confecção de boletins de ocorrência online e operação dos equipamentos e tecnologias de bordo.

“Esperamos que nosso efetivo possa disseminar os conhecimentos obtidos no cotidiano de suas atividades operacionais. As Bases Comunitárias hoje concentram um salto de evolução em nosso policiamento que, de maneira descentralizada, fixada e personalizada, permite maior proximidade com as comunidades atendidas”, destacou o major Sandro Roberto Campos, coordenador do curso.

O comandante da Academia da Polícia Militar, tenente-coronel Leonardo Vieira Celante, salientou o prazer em disponibilizar o espaço da APM para capacitar militares para atuarem numa frente de trabalho tão importante.

As Bases Comunitárias Móveis fazem parte da celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Espírito Santo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cuja coordenação geral coube à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, por intermédio do programa Segurança Cidadã, no qual se encontram várias outras ações e projetos em tramitação.

As Bases serão posicionadas em localidades consideradas estratégicas e críticas sob o ponto de vista criminal, contemplando 26 bairros do programa de governo “Ocupação Social”. As viaturas contam com câmeras internas e externas de videomonitoramento, monitores, notebooks, acesso a internet e outros equipamentos que possibilitam um monitoramento da movimentação de pessoas nas imediações das Bases e um atendimento mais qualificado ao cidadão. A previsão de funcionamento das Bases é para o início de dezembro deste ano.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES 
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI