05/09/2017 10h32

PC apresenta projeto “Papo de Responsa” na Assembleia Legislativa

A equipe da Polícia Civil que integra o “Papo de Responsa” apresentou o projeto aos deputados estaduais, nesta segunda-feira (04), durante a 18ª Reunião Ordinária no Plenário “Deputada Judith Leão Castello Ribeiro”, na Assembleia Legislativa. A iniciativa foi da Comissão de Políticas sobre Drogas.  O coordenador do projeto e diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Joel Lyrio Júnior, foi quem conduziu a apresentação.

O evento contou com a presença dos deputados Gilsinho Lopes, Padre Honório e Esmael Almeida. O projeto foi trazido para o Estado em 2013 pela Polícia Civil do Espírito Santo e, desde então, vem trazendo muitos resultados positivos. Durante o ano de 2017, o projeto já atendeu 3735 jovens em áreas de vulnerabilidade. Desde 2013, o “Papo de responsa” já atendeu mais de 18 mil jovens.

“Trabalhamos com foco no diálogo para repassar aos jovens que eles podem ser protagonistas da sua realidade. O objetivo não é só falar do problema das drogas, mas também evitar a evasão escolar. O jovem fica a vontade para questionar, conversar e obter respostas. A partir do projeto muitos jovens se interessam por buscar carreiras como de policiais, professores e pedagogos”, afirmou o delegado Joel Lyrio.

Para a investigadora que atua no “Papo de Responsa” Danielle Leonel, a reunião foi uma oportunidade da Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, dar visibilidade a ações e políticas de prevenção, que podem despertar no jovem o ideal de protagonismo, para além do problema da violência e uso de drogas. “A ação proporciona um amplo debate, envolvendo a Instituição Policial e o Poder Legislativo, ampliando o olhar sobre a Polícia Civil e a proximidade com a juventude.”, destacou Danielle.

O presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas, deputado Padre Honório (PT), destacou que ações de prevenção são fundamentais para garantir que os jovens construam um futuro distante das drogas e da criminalidade.

“Se as políticas de prevenção fossem amplamente aplicadas haveria menos uso de drogas, menos violência. É importante conhecer esse projeto e ver que tem gerado muitos frutos à sociedade, ao garantir a reinserção dos jovens e possibilitar a eles a busca por direções que não sejam a do crime. O Papo de Responsa tem mudado a realidade das comunidades por onde passa ao mostrar para os jovens que o caminho das drogas e da violência não deve ser seguido”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil 
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Agente de Polícia Fernanda Pontes - (27) 98849-2310
imprensa.pc@pc.es.gov.br 

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Paula Lima (27) 99846-1111

Marina Galvêas (27) 98802-3326
comunicapces@gmail.com

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI