20/04/2018 18h03

“Papo de Responsa” vai participar da 2ª Edição da Taça EDP das Comunidades

Mais uma conquista para o projeto social “Papo de Responsa”. A equipe foi convidada a participar das atividades que serão realizadas durante a “2ª Edição da Taça EDP das Comunidades”. A apresentação de como será o evento foi realizada na noite dessa quarta-feira (18), no Auditório da Rede Gazeta.

Na ocasião, os policiais – juntamente com os representantes das 32 comunidades participantes – assistiram a uma apresentação de como será esta edição da Taça. “Essa parceria vai nos permitir a disseminar a ideia de cultura de paz e protagonismo com os jovens participantes da Taça”, destacou a investigadora de polícia e integrante da equipe do projeto, Danielle Leonel.

Danielle contou ainda como será a atuação da equipe juntos aos jovens participantes do campeonato. “Antes de alguns eventos nós iremos conversar com esses atletas, seus familiares e os demais envolvidos nas atividades. Vamos falar da importância do esporte como forma de inclusão social e distanciamento da violência”, destacou.

Além de representantes do “Papo de Responsa”, o evento contou com professores da UVV (Universidade de Vila Velha), assim como técnicos e representantes das comunidades contempladas.

A segunda Edição da Taça das Comunidades começa em maio e vai até 9 de junho. 

 

A Taça

A Taça é um projeto que nasceu em 2014 de uma parceria entre a Rede Gazeta, a EDP e a Central das Comunidades (CDC). O principal objetivo da iniciativa é despertar e desenvolver o espírito esportivo entre os moradores dos bairros participantes.

Nesta edição irão participar jovens com idade entre 15 e 17 anos de 32 comunidades selecionadas pela CDC. As ideias promovidas pelo “Papo de Responsa” na "Taça EDP das Comunidades” terão um alcance de, aproximadamente, 1.800 pessoas.

As 32 comunidades que participarão do projeto são:

  • Aracruz: Caieiras Velha;
  • Cariacica: Flexal, Porto de Santana, Jardim Botânico, Nova Brasília, Nova Rosa da Penha, Padre Gabriel e São Francisco;
  • Fundão: Praia Grande
  • Guarapari Muquiçaba
  • Serra: Balneário de Carapebus, Central Carapina, Feu Rosa, Jardim Carapina, Planalto Serrano, Taquara II e Vila Nova de Colares;
  • Vila Velha: Araçás, Normília da Cunha, Parque Residencial Terra Vermelha, Santa Rita, Rio Marinho e São Torquato;
  • Vitória: Alagoanos, Andorinhas, Bairro da Penha, Gurigica, Inhanguetá, Itararé, Resistência, São Benedito e São José - São Pedro IV;

 

Papo de Responsa

O projeto foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.

‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que, por meio da palavra e de atividades lúdicas, discute temas diversos como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.

O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas, poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.

Durante o ano de 2015, o projeto atendeu 1.663 jovens em áreas de vulnerabilidade, 210 famílias, 22 professores diretamente envolvidos com a atividade, 16 unidades de ensino, quatro municípios e 15 bairros.

Atendimento à Imprensa

Paula Lima: (27) 3636-1536 / 99846-1111

Leidy Mendonça: (27) 3636-9928 / 99607-2978

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI