11/10/2023 08h57

Operação Val Valentino: forças de segurança prendem quatro homens em Guarapari

Forças de segurança deflagraram, nesta terça-feira (10), a Operação Val Valentino, com o objetivo de combater crimes de roubo, receptação e tráfico de drogas. As diligências buscaram cumprir 22 mandados de busca e apreensão na cidade de Guarapari e reuniram cerca de 150 agentes de segurança, entre Polícia Civil (PCES) e Polícia Militar (PMES) do Espírito Santo, além da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

As diligências desta terça-feira (10) resultaram em quatro prisões, em diversos bairros de Guarapari. Um indivíduo de 18 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas no bairro Itapebussu. Dois indivíduos, de 25 e 33 anos, foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. As prisões ocorreram nos bairros Camurugi e Olaria, respectivamente.

Também foi dado cumprimento a um mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas em desfavor de um indivíduo de 32 anos, no bairro Kubitschek. Ao todo, foram apreendidos 60 pinos de cocaína, 96 pedras de crack, 41 buchas de maconha, uma espingarda calibre 24, uma pistola da marca Taurus calibre 380 e 26 munições do mesmo calibre.

“Tivemos também um mandado de busca e apreensão cumprido contra um advogado e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo) acompanhou. Todo respeito à OAB, mas estamos cumprindo o que a Justiça determinou. Independentemente do resultado, o importante é perturbar essa organização criminosa, tirar do conforto. Continuaremos em cima de traficantes e homicidas que trazem terror, principalmente para as comunidades em vulnerabilidade social”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.Participaram da operação policiais da Delegacia Regional (DR) de Guarapari, Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari, Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), do 10º Batalhão da Polícia Militar, do 6º Comando de Polícia Ostensiva Regional (CPOR) e da Gerência de Operações Integradas (Geopi/Sesp). Também foram empregados cães farejadores, drones e uma aeronave do Núcleo de Operações Táticas e Transporte Aéreo (NOTAer).

“As ações exitosas das operações no Estado são fruto da forte integração das nossas forças de segurança e isso se reflete no número de prisões e apreensões”, destacou o gerente de Operações Integradas da Sesp, coronel Sebastião Biato.

A Operação Val Valentino é fruto de investigações conduzidas pela Deic de Guarapari, a partir de uma prisão em flagrante realizada no município. Na ação, o detido portava um celular e comercializava pela internet produtos roubados. Ele foi autuado por receptação qualificada e na investigação que se seguiu a delegada responsável pelo caso obteve autorização judicial para acessar o aparelho telefônico do apreendido.

A partir da análise do conteúdo do aparelho, a Polícia Civil constatou que o investigado não só vendia produtos roubados como atuava também como traficante de drogas. Ele realizava entregas utilizando uma mochila de motoboy, em diversos bairros de Guarapari, e atuando concomitantemente para vários grupos criminosos, inclusive rivais.

Operação Val Valentino: O nome faz referência ao codinome que um dos principais alvos da operação utilizava: Mister M. O nome artístico do ilusionista Leonard Montano era Val Valentino, por esse motivo se deu o nome da operação.

Texto: Camila Ferreira e Matheus Foletto

Assessoria de Comunicação Polícia Civil