Operação Força Pela Vida em Linhares aborda 450 veículos em uma noite

Entre a noite de sábado (12) e madrugada de domingo (13), 450 motoristas e motociclistas que circulavam por Linhares foram abordados em uma blitz do Programa Força Pela Vida, do Governo do Estado. A ação teve como objetivo fiscalizar veículos e pessoas, com foco no uso de álcool combinado com direção (Blitz da Lei Seca), evitando sinistros e preservando vidas.
Coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), a ação reuniu equipes do 12º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES); do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran); da Guarda Municipal de Linhares e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).
As equipes realizaram 388 testes do bafômetro, que resultaram em dois motoristas conduzidos à Delegacia Regional de Linhares. Ambos foram autuados em flagrante por conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa. Eles foram liberados para responder em liberdade, após o recolhimento da fiança arbitrada pela autoridade policial da Central de Teleflagrante.
Outros 76 condutores se recusaram a realizar o teste e vão responder administrativamente. Esse foi o maior número de infrações registradas durante a blitz, que totalizou 170 Autos de Infração de Trânsito expedidos. Outras infrações registradas foram: 20 veículos com licenciamento vencido; 17 pessoas dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e 12 motoristas sem cinto de segurança. Duas motocicletas e 11 carros foram recolhidos para o pátio credenciado.
Comitê Permanente de Preservação da Vida no Trânsito
Desde o início deste ano, o Governo do Estado tem dedicado atenção especial ao tema segurança no trânsito, devido ao aumento de mortes decorrentes de sinistros desta natureza. Entre as ações está a criação de um Comitê Permanente de Preservação da Vida no Trânsito, coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e responsável por analisar as características dos sinistros de trânsito, planejar e realizar ações com foco na redução dos óbitos.
O grupo produz relatórios detalhados diariamente e se reúne periodicamente para avaliar os registros e analisar, individualmente, cada caso, conduzindo as estratégias para a redução de incidentes e a preservação de vidas no trânsito. O comitê se baseia na mesma estratégia do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que tem gerado importantes resultados na redução de homicídios e alcançado recordes históricos.
De 1º de janeiro até 13 de abril deste ano, 233 pessoas perderam a vida no trânsito, em todo o Estado. A comparação com o mesmo período de 2024 indica redução de 2,1%, com cinco casos a menos. O objetivo do Comitê Permanente é manter a curva de redução, aplicando estratégias de planejamento e preservando vidas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br