02/09/2021 14h59 - Atualizado em 02/09/2021 16h08

Operação Estado Presente na região norte resulta em nove prisões e 15 mandados de busca cumpridos

As forças de segurança do Espírito Santo deflagraram, nesta semana, mais uma edição da Operação Estado Presente, dessa vez, na região norte do Estado. A ação tem como objetivos cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão, além de aumentar a ostensividade e a presença policial nos municípios onde é realizada. 

Nessa quarta-feira (1º), foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e realizadas nove prisões, sendo cinco em flagrante e quatro em cumprimento de mandados de prisão. A Operação Estado Presente antecedeu a reunião realizada nesta quinta-feira (02), com todos os gestores da Segurança Pública da região norte.

“Ontem, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão e apreensão de uma arma de fogo. Continuaremos trabalhando e contamos com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e, principalmente, do município, para que entre com ações fortes nos bairros com vulnerabilidade social, onde, lamentavelmente, ocorrem os homicídios”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.  

Histórico

A Operação Estado Presente é realizada nas regiões do interior do Estado e também na Grande Vitória, com foco na visibilidade policial, na prevenção e elucidação de crimes violentos, conforme preconizado pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Em 2021, o Operação Estado Presente teve oito edições. 

No dia 20 de janeiro, as forças de segurança realizaram a Operação Estado Presente no sul do Estado. O resultado foi a prisão de sete pessoas e o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão.

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, a ação aconteceu nos municípios de Aracruz, Linhares e Jaguaré, na região norte. Dez maiores foram presos e quatro menores apreendidos. No dia 24 de fevereiro, as ações foram centralizadas no município de Iúna, no Caparaó, e ações preventivas também aconteceram em diversos municípios da região serrana.

No dia 11 de março, as ações aconteceram nos municípios de Colatina, Ecoporanga, Pinheiros, Pancas e Barra de São Francisco, na região noroeste do Estado. Ao todo, 26 pessoas foram presas em cumprimento de mandados de prisão e em flagrante.

Em 12 de maio, a Operação Estado Presente, realizada no sul do Estado, prendeu um homem de 27 anos, investigado em um duplo homicídio em Anchieta. No dia 25 de maio, a ação ocorreu na Grande Vitória e resultou em oito pessoas detidas, sendo três com mandados de prisão por homicídios. 

Em junho, a Operação Estado Presente aconteceu no norte do Estado e resultou na condução de 17 pessoas à delegacia. Desse total, oito suspeitos foram presos em cumprimento de mandados de prisão, sendo três por homicídio, e oito foram autuados em flagrante por crimes, como porte ilegal de arma de fogo. Uma pessoa foi liberada após assinatura de termo circunstanciado.

Entre os dias 12 e 14 de julho, a Operação Estado Presente aconteceu na região noroeste. Na ocasião, foram cumpridos 13 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão. Vinte e nove pessoas foram detidas.  Ainda em julho, na região sul, a oitava edição resultou em 11 prisões e 15 mandados de busca cumpridos.

Reunião de monitoramento e avaliação

Na manhã dessa quinta-feira (02), o secretário Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho e o secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc estiveram reunidos com os gestores de segurança pública da Região Norte, para discutir as ações de segurança empregadas nos municípios da região.

O encontro ocorreu na sede do 13º Batalhão da Polícia Militar, em São Mateus, e serviu para avaliar as ações adotadas no eixo Policial do Programa Estado Presente, analisar seus resultados e estudar possíveis ajustes.

Texto: Camila Ferreira

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI