Operação Cosud resulta em 30 prisões no Espírito Santo
A Operação Cosud, realizada entre a quarta-feira (08) e esse domingo (12), em todas as regiões do Espírito Santo, resultou em 30 suspeitos presos, 17 armas de fogo e 46 quilos de drogas apreendidas, além de 11 veículos recuperados. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (13), em entrevista coletiva, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em Bento Ferreira, Vitória.
A ação foi coordenada pela Sesp, por meio da Gerência de Operações Integradas (Geopi), e reuniu Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PCES) e Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), com um efetivo total de 3.351 policiais empregados. Ao todo, as equipes abordaram 8.198 pessoas, em 330 pontos de fiscalização.
O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em 2019 com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os Governos destas regiões e impulsionar ações socioeconômicas e ambientais, o que inclui a área da Segurança Pública. Em fevereiro, na última reunião do Cosud, em Porto Alegre, a Operação Cosud foi elaborada.
O objetivo da Operação Cosud foi intensificar as ações de combate ao crime organizado, com foco em ações ostensivas contra o tráfico de drogas, armas, furto e roubo de cargas e veículos, especificamente no período de saída temporária do Dia das Mães, quando há circulação de pessoas oriundas do sistema prisional.
“Esta operação demonstra a integração entre as forças de segurança dos Estados do Sul e Sudeste. Sabemos hoje que os grupos criminosos têm ramificações interestaduais e, a partir do momento em que unimos forças com os Estados vizinhos, alcançamos resultados maiores e melhores na repressão ao crime”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas.
Texto: Camila Ferreira
Atendimento à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com