17/03/2023 19h06

Operação Átria: Gerência de Proteção à Mulher da Sesp participa de palestras de prevenção à violência de gênero

A equipe da Gerência de Proteção à Mulher (GPM) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) participou, nessa quinta-feira (16), do ciclo de palestras sobre prevenção à violência de gênero ministradas para estudantes de Barra de São Francisco e Nova Venécia e alunos do curso de formação para o primeiro emprego do Senac. A prevenção é uma das diretrizes da Operação Átria, realizada em âmbito nacional ao longo do mês de março e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

“A educação deve ser enxergada como a base para a desconstrução da cultura machista e patriarcal que ainda permeia nossa sociedade. Meninos e meninas devem aprender, desde cedo, que todo ser humano tem que ser respeitado, e isso inclui as mulheres. Plantamos sementes agora para que no futuro tenhamos uma geração de adultos conscientes do que é a violência contra a mulher e o que fazer para combatê-la”, afirmou a gerente de Proteção à Mulher da Sesp, delegada Michele Meira.

A delegada foi responsável pelo diálogo com adolescentes do noroeste do Estado. Em Barra de São Francisco, as palestras alcançaram quase 900 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Governador Lindenberg. Ao todo, 487 alunos do período matutino e 408 do período vespertino receberam orientações sobre igualdade de gênero, respeito às mulheres e prevenção da violência doméstica e familiar.

Em Nova Venécia, as palestras contaram com a participação de 136 estudantes de 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Stanislaw Zucoloto e de 86 alunos da mesma faixa etária da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Cristóvão.

Em Vitória, o encontro foi com 150 alunos do curso de formação para o primeiro emprego do Senac. A subgerente da GPM/Sesp, delegada Natália Tenório, palestrou para jovens de 15 a 17 anos. “Foi uma ótima oportunidade para falar sobre violência de gênero, a importância dos aparelhos de Segurança Pública no atendimento às mulheres e sobre como identificar um relacionamento abusivo. A informação é uma das nossas principais armas contra a violência e deve ser levada ao maior número de pessoas”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz